NOTÍCIAS

Energia Limpa – Energia de fusão nuclear quase ilimitada

Energia Limpa – Fusão Nuclear Ilimitada

Após alcançar histórico ganho líquido de energia no ano passado, próximo passo importante era provar a replicação do processo

 

Cientistas dão novo passo em direção à energia de fusão nuclear quase ilimitada
Imagem Ilustrativa do Canva

Cientistas na Califórnia disparando quase 200 lasers em um cilindro que segura uma cápsula de combustível do tamanho de uma pimenta conseguiram assim dar mais um passo na busca por energia de fusão. A energia de fusão, se dominada, poderia fornecer ao mundo uma fonte de energia limpa praticamente ilimitada.

No ano passado, numa manhã de dezembro, cientistas no National Ignition Facility no Lawrence Livermore National Laboratory na Califórnia (LLNL) conseguiram então, pela primeira vez no mundo, produzir uma reação de fusão nuclear que liberou mais energia do que consumiu, em um processo chamado “ignição”. Agora, eles afirmam ter replicado com sucesso a ignição pelo menos três vezes neste ano, de acordo com um relatório de dezembro do LLNL. Assim, isso representa mais um passo significativo em direção ao que um dia poderia ser uma solução importante para a crise climática global, impulsionada principalmente pela queima de combustíveis fósseis.

Avanço dos Cientistas

Durante décadas, os cientistas tentaram aproveitar a energia de fusão, basicamente recriando o poder do sol na Terra. Então, após alcançar o histórico ganho líquido de energia no ano passado, o próximo passo importante era provar a replicação do processo.

Brian Appelbe, um pesquisador do Centre for Inertial Fusion Studies no Imperial College London, disse que a capacidade de replicação demonstra a “robustez” do processo. Complementou que ele pode ser alcançado mesmo quando as condições, como o laser ou a cápsula de combustível, são variadas. Cada experimento também oferece a oportunidade de estudar detalhadamente a física da ignição. Isto fornece informações valiosas aos cientistas para enfrentar o próximo desafio: como maximizar a energia que pode ser obtida.

Ao contrário da fissão nuclear, a fusão nuclear não deixa resíduos radioativos de longa duração. Já a fissão nuclear, é o processo usado nas usinas nucleares do mundo hoje, gerado pela divisão de átomos. À medida que a crise climática se intensifica e a urgência de abandonar os combustíveis fósseis aumenta, a perspectiva de uma fonte abundante de energia limpa e segura é tentadora.

O que é a Fusão Nuclear?

A fusão nuclear, a reação que alimenta o sol e outras estrelas, envolve colidir dois ou mais átomos para formar um mais denso, em um processo que libera enormes quantidades de energia. Existem diferentes maneiras de criar energia a partir da fusão, mas no NIF, os cientistas disparam uma série de quase 200 lasers em uma pastilha de combustível de hidrogênio dentro de uma cápsula de diamante do tamanho de uma pimenta, dentro de um cilindro de ouro. Os lasers aquecem o exterior do cilindro, criando uma série de explosões muito rápidas, gerando grandes quantidades de energia coletada como calor.

Fonte: CNN Brasil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GOVERNO ANTECIPA AUMENTO DA MISTURA OBRIGATÓRIA DE BIODIESEL AO DIESEL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GOVERNO DE SP AUTORIZA 224 VAGAS PARA CONCURSO PÚBLICO DA CETESB COM SALÁRIOS DE ATÉ R$ 8 MIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: