NOTÍCIAS

Embrapa e Master promovem Dia de Campo do SISTRATES (Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura)

No dia 04 de abril, a Embrapa suínos e Aves e a Master Agropecuária promoveram um Dia de Campo para apresentar o Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura – SISTRATES.

sistrates

O evento fez parte do projeto financiado pelo BNDES, tendo a Embrapa como instituição tecnológica e a Master Agropecuária como instituição interveniente e a FAPED como instituição de apoio.

Em Videira/SC, na Granja São Roque, estavam previstos dois momentos, um para a apresentação do projeto e outro para visitação ao SISTRATES. No primeiro momento, após a abertura do evento pelo presidente da Master, Mário Faccin, e pela chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, o pesquisador e responsável pelo projeto Airton Kunz fez uma apresentação de todo o sistema. Na sequência, os convidados foram conduzidos até a área onde está instalado o SISTRATES para conhecer de perto o funcionamento.

O sistema

sistrates

O SISTRATES é uma tecnologia que a Embrapa Suínos e Aves aponta como uma alternativa para o tratamento dos efluentes da suinocultura pela remoção conjunta de carbono, nitrogênio e fósforo. Ele é um processo biotecnológico para a remoção de sólidos grosseiros e a biodigestão anaeróbia com remoção do carbono, a remoção biológica de nitrogênio e a remoção química de fósforo. O processo pode ser aplicado de maneira modular e adicional de acordo com as necessidades de tratamento.

Alto nível de tratabilidade das águas residuárias

sistrates

De acordo com o pesquisador Airton, a tecnologia permite obter um alto nível de tratabilidade das águas residuárias da suinocultura, o que reduz a necessidade de área agrícola e abre a possibilidade de reutilizar a água nas instalações ou em processos de irrigação.

Outro destaque do projeto, além dessa validação a campo em escala real, é que será possível implementar uma rede de Unidades de Referência Tecnológica (UTR) nas principais regiões produtoras para apoiar a transferência da tecnologia, a capacitação continuada de técnicos e viabilizar aperfeiçoamento contínuo do sistema.

O mercado potencial do SISTRATES são granjas de suínos de grande porte com limitação de área agrícola para aplicação de dejetos ou efluentes ou com necessidade de reuso de água e usinas centrais de biogás para cogeração de energia elétrica ou térmica.

Fonte:  Monalisa Leal Pereira – Núcleo de Comunicação Organizacional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

O Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), construído em Manaus, no Amazonas, vai aproveitar as emissões de gases do efeito estufa geradas na decomposição do que é descartado em toda a Região Metropolitana para produzir biogás. Com um terço das obras concluídas, a nova infraestrutura já pode começar a receber resíduos de todos os municípios localizados em um raio de 150 quilômetros da capital.

Continuar lendo »

ABES e Caesb promovem webinar sobre as estruturas de saneamento que serão visitadas durante o 33º Congresso da ABES

Nesta sexta-feira, 23 de maio, às 14h30, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), realiza um webinar que antecipa os bastidores de algumas das principais operações de abastecimento e tratamento de água e esgoto do país, estruturas que estarão abertas à visitação durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela ABES, entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília.

Continuar lendo »