NOTÍCIAS

Cuiabá/MT passa a coletar 61% de esgoto com nova estação de tratamento

A Prefeitura de Cuiabá e a concessionária de água e saneamento Águas Cuiabá inauguraram na quinta-feira (21) uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Tijucal).

cuiaba-esgoto-nova-estacao-tratamento

ETE TIjucal foi inaugurada e impede o despejo de 5 toneladas de esgoto no Rio Coxipó

A unidade faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Tijucal e recebeu R$ 100 milhões para ampliação e modernização dos sistemas.

Hoje, 250 litros de esgoto por segundo são tratados nessa unidade, que atende a 67 bairros da região Sul de Cuiabá. Contudo, a capacidade dos tanques é de uma coleta de até 500 litros por segundo.

O volume coletado no fim do dia, segundo a Águas Cuiabá, supera 22 milhões de litros de esgoto. Além disso, cerca de cinco toneladas de resíduos deixam de ser depositados no Rio Coxipó, graças à ETE Tijucal.

A informação é da diretora-geral da concessionária, Paula Violante, que destacou que a unidade está conectada à rede de mais de 26 mil casas e estabelecimentos comerciais.


LEIA TAMBÉM: OBRA NO RIO PINHEIROS DEVERÁ COLETAR ESGOTO DE 47 MIL IMÓVEIS.


Ampliação da rede coletora

Com isso, a Capital amplia a rede de coleta de efluentes para 61% das casas. O número significa um avanço de quase 10% na cobertura, conforme relatório do Instituto Trata Brasil, divulgado em junho de 2018. Na época, cerca de 52% das famílias cuiabanas tinham o serviço.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) destacou que a concessionária já investiu R$ 350 milhões nos sistemas de água e esgoto desde 2017. No total, 106 quilômetros de rede coletora teriam sido instalados.

Segundo Pinheiro, a previsão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é de que, até 2024, a cidade esteja com 91% coberta com rede coletora de esgoto.

Fonte: Abcon/Sindcon.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »