NOTÍCIAS

Copasa divulga novo cronograma para conclusão das obras da ETE do Rio Itapecerica em Divinópolis/MG

Conclusão das obras da ETE, que deveria ser concluída em 45 dias, já dura quatro meses. Prazo de entrega venceu em dezembro.

obras-ete

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou nesta terça-feira (5) um novo cronograma para a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Itapecerica, em Divinópolis.

Em nota, a Copasa afirmou que a ETE deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2019 e que a estação está em fase final de urbanização. De acordo com a empresa, a estação elevatória que irá receber e bombear todo o esgoto da cidade para a ETE já está implantada e os testes começarão ainda em fevereiro.

Procurada pelo G1, a Copasa afirmou que a alteração no cronograma da obra de construção da ETE ocorreu devido ao atraso na entrega de materiais e que, por isso, o atraso não gerou custos adicionais.

Obras

As obras foram retomadas em outubro de 2018, após a companhia afirmar que a ETE começaria a operar parcialmente em julho do mesmo ano, com o prazo final estipulado para dezembro.

Contudo, até o dia 17 de dezembro apenas 85% das instalações estavam finalizadas.

Ainda segundo a Copasa, a ETE começará a operar, ainda em fase de testes, a partir de março deste ano e receberá, inicialmente, esgoto vindos dos Bairros Jardim Candelária, Jardim das Oliveiras, Fonte Boa, Prolongamento Bom Pastor, Dom Cristiano e Eldorado.

Quando finalizada, a estação, somada ao sistema instalado na bacia do Rio Pará na cidade, tratará 100% do esgoto de Divinópolis, de acordo com a companhia. A obra tem um custo estimado de R$ 143 milhões.

Instalação de interceptores

Na nota, a Copasa afirma ainda que as obras para a instalação de um interceptor de esgoto na Avenida Juscelino Kubitschek, no Bairro Bom Pastor, iniciada em agosto de 2018, deve ser finalizada no início de março.

Segundo a Copasa, “as obras nesta região foram dificultadas pela condição do solo, com a presença de areia e água”. A próxima fase, que instalará interceptores às margens do Rio Itapecerica, está prevista para começar ainda no primeiro semestre de 2019.

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: