Notícias

Estudo: Consumidores Vinculam Preocupações Ambientais e de Saúde

Publicado em 16/03/2020 às 10:01:10

As empresas de alimentos e bebidas podem melhorar a sustentabilidade e as atitudes do público com tecnologias para converter resíduos em energia

 

consumidores-preocupacoes-ambientais-saude

 

Muitas plantas de processamento de alimentos, como laticínios, usam uma grande quantidade de água; portanto, as tecnologias de reúso e conversão de resíduos em energia podem aumentar a sustentabilidade, fornecendo energia e água para as operações da planta.

 

 

Segundo uma pesquisa recente, os consumidores agora acreditam que suas escolhas de estilo de vida, especialmente aquelas relacionadas ao que comem e bebem, são responsáveis não apenas por sua própria saúde, mas também pela saúde do ecossistema global. Consequentemente, os consumidores procuram oportunidades para votar com seus carrinhos de compras.

 

 

O estudo de 2019 da empresa de pesquisa de mercado Ipsos e Tetra Pak, uma empresa de processamento e embalagem de alimentos com consciência ambiental, destacou a importância das oportunidades criadas pela indústria de alimentos e bebidas (F&B)

 

 

Consumidores no Meio Ambiente e na Saúde

 

 

A pesquisa analisou a conscientização do consumidor sobre atitudes e a interação com questões ambientais e de saúde em seis estratos, cada um associado a diferentes crenças, valores, fatores de mudança e canais de informações confiáveis, permitindo produtos e marketing dirigidos. Por outro lado, entre os indivíduos, as preocupações ambientais se correlacionam com as preocupações com a saúde.

 

 

Embora as preocupações ambientais e de saúde eram consideradas separadamente, sua convergência apresenta novas oportunidades de comercialização para o setor de alimentos e bebidas. Dois terços dos consumidores agora acreditam que o meio ambiente está se aproximando de um ponto sem retorno. Eles também se sentem pessoalmente responsáveis por isso e pela maneira como isso afeta sua própria saúde.

 

 

As marcas da F&B, portanto, estão posicionadas de maneira única para conectar o ambiente ao consumidor individual através de preocupações com a saúde e atender à demanda por produtos responsáveis.

 

 

Reúso e Recuperação de Água

 

 

No passado, melhorar o desempenho ambiental de uma empresa significava aumento de custos, mas agora mais empresas estão percebendo que os fluxos de resíduos podem realmente ser recursos valiosos.

 

 

Com a escassez de água se intensificando desde a mudança climática e aumentando a demanda por populações crescentes, o suprimento de água para as operações está se tornando mais difícil e mais caro. O uso excessivo de águas subterrâneas e superficiais por operações intensivas no consumo de água, como empresas de engarrafamento ou cervejarias, pode se tornar um problema político local difícil que pode danificar um importante apoio local. O mesmo vale para as empresas de F&B que crescem a ponto de suas descargas começarem a degradar a qualidade das águas superficiais ou subterrâneas.

 


LEIA TAMBÉM: DO TRATAMENTO DE EFLUENTES À RECUPERAÇÃO DE RECURSOS.


 

Reúso de Efluentes e Conversão de Resíduos em Energia

 

 

À primeira vista, a opção parece ser crescer ao combater ambientalistas ou reduzir a produção. Mas existem outras opções, incluindo tecnologias de reúso de efluentes e conversão de resíduos em energia.

 

 

Muitas empresas reduziram seus custos totais de água tratando efluentes para reutilização interna. As soluções da Fluence para a indústria de alimentos e bebidas incluem o tratamento geral da água que entra nos produtos e o tratamento de efluentes para convertê-los em água de processo que pode ser reutilizada para aplicações não potáveis, como lavagem, alimentação de caldeiras e água de reposição.

 

 

Por fim, o tratamento da água para uso em laboratório antes do descarte cria independência das instalações e taxas municipais, reduz os custos com tubulações e menos dores de cabeça.

 

 

A digestão anaeróbica para o tratamento de resíduos sólidos e o tratamento de efluentes abre um mundo de oportunidades para a produção de biogás que pode ser usado nas operações da planta. As tecnologias de reciclagem e reúso de água podem até ajudar uma planta a atingir descarga líquida zero (ZLD).

 

 

À medida que a conscientização do consumidor sobre o meio ambiente e a saúde aumenta, mais e mais consumidores ficam céticos quanto às alegações “verdes” das marcas.

 

 

As operações de reutilização e recuperação de recursos são tangíveis e intrinsecamente impressionantes para os consumidores que conhecem a diferença entre ecologizar e a trapaça verde e podem reduzir os custos de produção e aumentar a qualidade.

 

 

Entre em contato com a Fluence, uma empresa que atua na conversão de resíduos em recursos há 30 anos, para analisar como aproveitar ao máximo os fluxos de resíduos da sua empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *