NOTÍCIAS

Conheça os processos de tratamento da ETE Laranja Azeda em Pirassununga/SP

Em uma visita inédita à Estação de Tratamento de Efluentes Laranja Azeda em Pirassununga/SP, André Tuon, gerente técnico do Portal Tratamento de Água conversou com Cássio, Engenheiro químico coordenador do empreendimento, que quantificou a população atendida pela estação, descreveu os processos de tratamento empregados, além de detalhar o maquinário que compõe este empreendimento.

(André) Quantas pessoas são atendidas pela estação e quais são os processos empregados?

(Cássio) – A estação atende toda parte urbana de Pirassununga, cerca de 70 mil habitantes. Com vazão média de 700 m³/h, todo esgoto da cidade é recolhido e levado para a estação elevatória de esgoto (EEE), que o encaminha até uma peneira com abertura de 6mm responsável pela retenção dos sólidos finos, tais como: tampinhas de garrafa, plásticos, entre outros. Subsequentemente a peneira é limpa por uma rosca sem fim, que recolhe todo material e o realoca em caçambas. Após a etapa de retenção dos sólidos, o esgoto passa até a maior área do equipamento onde é injetado ar, as bolhas geradas pelo ar têm a função de se chocar com as partículas de terra e areia, assim diminuindo sua velocidade e fazendo com que decantem no fundo do equipamento sendo posteriormente retiradas por duas roscas e lançadas em caçambas.

(André) Como você avalia o equipamento e o serviço prestado pela Vibropac em relação às unidades combinadas de pré tratamento de efluentes VUC?

(Cássio) – Tanto o equipamento quanto o atendimento deles são muito bons, não tenho nenhuma ressalva a fazer. Quando foi necessário realizar a substituição de peças, os próprios técnicos da Vibropac vieram, abriram a máquina e desmontaram tudo, não tivemos que fazer nada. Como temos duas máquinas, uma continuou funcionando enquanto eles trabalhavam na outra, depois eles inverteram o sistema, não tive problema algum e fui super bem atendido.

(André) Depois de passar pelas unidades combinadas de pré tratamento, o efluente segue por quais outros processos de tratamento?

(Cássio) – Após a passagem pelas unidades combinadas de pré tratamento, o efluente passa pela calha parshall para medição da vazão de entrada, por uma caixa de gordura onde a gordura flota e é separada, após isso pelos reatores UASB, que são reatores anaeróbios, porém, como esses não tem eficiência suficiente para atender a legislação esse efluente passa por um polimento, o tratamento aeróbio em filtros biológicos percoladores, um decantador secundário, e por fim o efluente é clorado afim de eliminar os microrganismos patogênicos.

 12121                                            unidades combinadas de pré tratamento de efluentes VUC

3

Caçambas coletoras de resíduos

4                                                                                          Medidor de vazão – Calha Parshall

 

6                                                      Vista panorâmica ETE Laranja Azeda – Pirassununga/SP

Confira a entrevista:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e receba notificações com nossas novidades!

Entrevista transcrita por:      

Pedro Carvalho Oliveira

[email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: