NOTÍCIAS

Poluição do ar

Coberta por fumaça, Manaus se torna segundo pior lugar do mundo para respirar, mostra indicador

Manaus, capital do Amazonas, é o segundo local mais perigoso do mundo para se respirar

Poluição do ar

Manaus, capital do Amazonas, é o segundo local mais perigoso do mundo para se respirar. O indicador World Air Quality Index mostrou que, na manhã desta quarta-feira, 11, a cidade registrou 459 µg/m³ (microgramas/metro cúbico) às 8h; próximo ao meio-dia, a medição marcou mais de 480 µg/m³.

A concentração de PM 2,5 em Manaus é atualmente 51,4 vezes o valor da diretriz anual de qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde, segundo indica a plataforma da organização IQAir, parceira do Programa Ambiental das Nações Unidas, da ONU Habitat e do Greenpeace. 

Conforme antecipou a IstoÉ, a população teme uma crise de saúde, relatando por semanas sintomas de problemas respiratórios, como coriza, secura na garganta, dores de cabeça e sangramento nasal. Aulas da Universidade Estadual do Amazonas foram suspensas na tarde desta quarta-feira, devido a intensa fumaça.

Internautas mostram imagens nas redes sociais dos arredores e região central da cidade. “Manaus amanhece com, talvez, o pior nível de fumaça dos últimos dias. Do Porto do São Raimundo não se consegue ver a Ponte sobre o Rio Negro”.

A Prefeitura de Manaus, por meio das redes sociais, listou algumas recomendações para a crise. Janelas e portas fechadas, uso de máscaras para evitar contato direto com a fumaça, hidratação e consumo de água são as orientações do órgão.

Fonte: Isto é


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ENCONTRO TÉCNICO AESABESP E FENASAN ACONTECEU DE 03 A 05 DE OUTUBRO, NA CIDADE DE SÃO PAULO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MINERAÇÃO VERDE: TECNOLOGIA DE FILTRAGEM E EMPILHAMENTO A SECO TRANSFORMA A INDÚSTRIA MINERAL DE CORUMBÁ E LADÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

O Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), construído em Manaus, no Amazonas, vai aproveitar as emissões de gases do efeito estufa geradas na decomposição do que é descartado em toda a Região Metropolitana para produzir biogás. Com um terço das obras concluídas, a nova infraestrutura já pode começar a receber resíduos de todos os municípios localizados em um raio de 150 quilômetros da capital.

Continuar lendo »

ABES e Caesb promovem webinar sobre as estruturas de saneamento que serão visitadas durante o 33º Congresso da ABES

Nesta sexta-feira, 23 de maio, às 14h30, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), realiza um webinar que antecipa os bastidores de algumas das principais operações de abastecimento e tratamento de água e esgoto do país, estruturas que estarão abertas à visitação durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela ABES, entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília.

Continuar lendo »