Com vasta experiência, empresa oferece serviço de Gerenciamento Total de Resíduos com foco na sustentabilidade, promovendo a economia circular e de baixo carbono nas indústrias
A Cetrel, empresa com 46 anos de experiência em soluções ambientais, tem integrado os princípios da Economia Circular às suas práticas de Total Waste Management (TWM), potencializando benefícios ambientais e econômicos para as indústrias.
O serviço de TWM da Cetrel oferece a gestão completa dos resíduos industriais dentro da própria planta do cliente, com foco no aumento da sustentabilidade e na promoção de uma economia circular e de baixo carbono.
O trabalho tem início com uma análise detalhada das necessidades específicas de cada cliente, permitindo um atendimento personalizado. De modo geral, o serviço abrange todas as etapas do ciclo dos resíduos, incluindo planejamento, inventário e identificação, acondicionamento, logística interna, operação da central, transporte externo, destinação final e estudos de valorização. A iniciativa busca atingir altos índices de circularidade por meio de projetos como economia circular, logística reversa e aterro zero.
Com a incorporação dos serviços da GRI (Gerenciamento de Resíduos Industriais), a maior empresa brasileira e referência em gerenciamento de resíduos industriais, com 25 anos de experiência, a Cetrel ampliou seu portfólio e consolidou-se como líder em soluções ambientais completas para a indústria, com atuação em 15 estados e mais de 100 unidades operacionais no Brasil.
Segundo Victor Cunto, engenheiro ambiental da empresa, o Total Waste Management (TWM) é uma metodologia que promove a gestão estratégica e completa dos resíduos dentro das organizações, priorizando a minimização, reutilização e reciclagem de materiais. Essa abordagem está diretamente alinhada aos conceitos da Economia Circular, que visam eliminar a geração de resíduos, prolongar a vida útil de produtos e materiais e regenerar sistemas naturais.
A sinergia entre as práticas de TWM e a Economia Circular proporciona diversas vantagens, como:
- Benefício ambiental: minimização da geração de resíduos, valorização dos materiais por meio da circularidade, reciclagem e reúso, redução da produção de resíduos, preservação dos recursos naturais ao evitar o uso de matérias-primas virgens, diminuição do consumo de água e energia e contribuição para a redução da pegada de carbono.
- Redução de custos operacionais: A reutilização de materiais e a valorização de resíduos no próprio processo produtivo diminuem a necessidade de destinação final.
- Geração de novas receitas: Resíduos podem ser transformados em subprodutos comercializáveis, convertendo custos em novas fontes de receita.
- Fortalecimento das relações com stakeholders: A adoção de práticas circulares reforça o compromisso com a sustentabilidade, aprimorando a reputação da empresa e fortalecendo o relacionamento com clientes e investidores.
“Nesse contexto, ao integrar essas práticas, a Cetrel GRI não apenas reforça a sustentabilidade nos processos produtivos de seus clientes, mas também gera valor econômico e estratégico para a empresa e seus stakeholders”, destaca o especialista.Atualmente, indústrias dos setores químico, de bens de consumo, mineração, alimentício, óleo e gás e automobilístico já implementam o TWM da Cetrel GRI em suas operações.
Além disso, a Cetrel GRI atua ativamente na promoção da Economia Circular, incentivando a adoção de boas práticas sustentáveis por meio de ações educativas e programas de engajamento. “Essas iniciativas são direcionadas a colaboradores, clientes, parceiros e à sociedade, reforçando a importância da gestão eficiente dos recursos e da redução dos impactos ambientais”, enfatiza. Ele acrescenta que, para isso, a empresa realiza workshops e treinamentos, campanhas de conscientização e ações de sensibilização ambiental.
“Ao promover conhecimento e engajamento, a Cetrel fortalece o compromisso com a sustentabilidade e incentiva uma cultura de responsabilidade ambiental em toda a cadeia produtiva”, destaca Cunto.
A Cetrel também acompanha de perto as tendências e inovações em Economia Circular e Total Waste Management para garantir a excelência em seus serviços. Victor Cunto informa que a companhia se mantém na vanguarda do setor por meio de pesquisa, tecnologia, parcerias estratégicas e capacitação contínua de seus colaboradores. “Os líderes da Cetrel contam com o suporte da Gerência Técnica, uma área especializada da Cetrel GRI, que os mantém sempre atualizados sobre novas legislações ambientais e diretrizes regulatórias, garantindo conformidade e inovação em nossas operações”, conclui.
Sobre a Cetrel
A Cetrel iniciou suas operações em 1978, junto ao Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia.
Atualmente, atua em diversos estados brasileiros, oferecendo soluções ambientais em atendimento a emergências, gerenciamento de fontes de contaminação e de áreas contaminadas, monitoramento ambiental, gerenciamento de resíduos industriais e água e efluentes, sempre utilizando a inovação e a tecnologia em prol da gestão ambiental.
O portfólio completo, a experiência, a qualidade técnica, o atendimento e a abrangência nacional tornam a Cetrel uma das maiores e mais completas provedoras nacionais de soluções ambientais, nos consolidando como o parceiro ideal no atendimento às demandas de meio ambiente da agenda ESG do setor industrial.
Fonte: Cetrel