NOTÍCIAS

Primeiro dia do 33º CBESA e FITABES 2025 debate inovação e políticas públicas para universalizar o saneamento no Brasil

Primeiro dia do 33º CBESA e FITABES 2025 debate inovação e políticas públicas para universalizar o saneamento no Brasil

Ministra Marina Silva e governador Ibaneis Rocha destacam urgência de soluções inclusivas em abertura; painéis discutem tecnologias para comunidades desassistidas. Plataforma Todos pelo Saneamento é lançada para levar o setor à COP30.

Brasília 26 de maio – O primeiro dia do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e da FITABES 2025 reuniu autoridades, especialistas e empresas em torno do tema “Saneamento para quem não tem: inovar para universalizar”. Com palestras de ministra e governador e a apresentação de 16 painéis temáticos, o evento destacou a importância de políticas públicas e tecnologias adaptadas para levar água, esgoto e gestão de resíduos a regiões excluídas.

Autoridades reforçam compromisso com inclusão 

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, abriu o dia ministrando uma Palestra Magna em que enfatizou a intersecção entre saneamento, justiça social e sustentabilidade: “É gratificante observar que, a cada dois anos, este Congresso ocorre, permitindo que o setor metabolize os avanços, retorne com atualizações e renove o compromisso com o saneamento, que é uma das pautas mais importantes para o nosso país”, afirmou a ministra, ressaltando o caráter técnico e político do evento, que classificou como “um dos mais importantes da América Latina”.

Em seguida, foi a vez do Painel Inaugural com Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, ressaltou que o Distrito Federal é referência nacional em abastecimento de água e coleta de resíduos, com 99% da população atendida com água potável pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) e 96% de coleta de esgoto. “Isso nos coloca em grande vantagem em relação a outras unidades da federação”, afirmou. Segundo ele, até 2029, estão previstos investimentos de R$ 3,2 bilhões em captação de água e expansão do saneamento, assegurando qualidade e segurança hídrica para os próximos 50 anos.

Já na programação apresentada nos auditórios ao longo deste primeiro dia de evento, dezesseis painéis temáticos discutiram soluções tangíveis para expandir o saneamento. Os assuntos abordados passaram por críticas e propostas para melhorar a efetividade do Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico); tecnologias de baixo custo para água e esgoto em áreas remotas; dessalinização como alternativa para o Nordeste e regiões costeiras; soluções para comunidades rurais e pequenos municípios; transformações advindas de PPPs, privatizações e concessões; e os caminhos possíveis para a transição energética.

Foram também temas das apresentações o balanço das metas previstas pelo Novo Marco Regulatório do setor até o momento; parcerias inteligentes para modernização e eficiência; o impacto econômico das perdas; contaminantes emergentes; encerramento dos lixões no país; e a gestão dos recursos hídricos frente às alterações climáticas.

Plataforma Todos pelo Saneamento 

Com a missão de levar a voz do saneamento brasileiro à COP30, foi lançada hoje a plataforma Todos pelo Saneamento, uma iniciativa da ABES que será um agregador para ajudar o setor a compor uma proposta sólida, baseada no acesso universal à água e na justiça ambiental, criando alianças que possam deixar um legado de cooperação e transformação para o país.

O espaço colaborativo vai integrar entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil à agenda climática global. Firmaram parceria organizações como ABES, Instituto Trata Brasil, ABCON SINDCON AESBE, ASSEMAE, CAESB, SABESP, SANASA, SANEPAR, SANEAGO, FUNASA e o Conselho Latino-americano da Água.

A plataforma pretende agregar outros stakeholders para unificar o calendário de eventos e mobilizações setoriais, multiplicar boas práticas e compromissos e atuar como um canal de articulação com reguladores e formuladores de políticas públicas.

“Queremos estimular o trabalho em rede entre entidades, fornecedores e prestadores de serviço do setor, além das três esferas de governo, para que o tema da água seja debatido em alto nível durante a Conferência Internacional do Clima”, assegurou Marcel Sanches, presidente nacional da ABES.

FITABES: Inovações em exposição 

Na feira paralela, empresas exibiram tecnologias como sensores inteligentes para vazamentos e qualidade da água em tempo real; sistemas de reúso adaptáveis a residências e agricultura e soluções baseadas em natureza para esgoto em áreas alagáveis.

Próximos dias 

O Congresso ABES e a FITABES 2025 seguem até 28 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, debatendo temas como saneamento em periferias, mitigação para emergências climáticas e equidade no acesso à água.

Serviço 

33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e FITABES 2025

Data: 25 a 28 de maio de 2025

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, DF

Informações: https://congressoabes.com.br

Sobre a ABES 

Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Fonte: Abes


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS