NOTÍCIAS

Em Cannes, uma “rede paralela” de tubulações para água de reuso

Cannes – Água de reuso

A comunidade do aglomerado de Cannes Lérins acaba de obter autorizações para utilizar as águas residuais tratadas da sua estação de tratamento para lavar as ruas e regar os espaços verdes.

  •  “Após uma longa e exaustiva batalha administrativa” de dez anos, e “1.026 análises para provar a inocuidade” deste recurso, a cidade e a comunidade urbana de Cannes Lérins obtiveram autorizações para reutilizar águas residuais tratadas para lavagem de ruas e rega de espaços verdes.
  • O sistema já estava operacional para a irrigação de campos esportivos e em particular campos de golfe, mas “é o primeiro na França para esses dois outros usos para os quais os decretos da prefeitura foram publicados na noite de quinta-feira”, afirma o prefeito LR e presidente da intercomunitária David Lisnard.
  • A comunidade pretende criar toda uma “rede alternativa de tubulações” para oferecer este novo recurso também a “grandes condomínios” ou empresas.

A cidade de Cannes  acaba de obter autorizações para utilizar água de reuso para lavar as ruas e regar os espaços verdes

Sexta-feira, o sol ainda não havia aparecido quando David Vicari iniciou o seu tradicional passeio pelo centro de Cannes a partir das 4 horas, como de costume.
Pela primeira vez, a lavadora de alta pressão desta limpeza de rua, que trabalha na cidade dos festivais há vinte e cinco anos, foi abastecida com água da estação de tratamento de esgoto local, livre desses resíduos (macros e micro) e desinfetados com luz ultravioleta.

“E é uma pena que não pudemos fazer isso antes”, ele respira.

Após uma longa e exaustiva batalha administrativa” de dez anos e “1.026 análises para provar a inocuidade” deste recurso, a cidade e a comunidade urbana de Cannes Lérins obtiveram autorizações de reutilização para lavar as ruas e regar os espaços verdes.

O sistema já estava operacional em alguns locais da França para a irrigação de campos esportivos e, em particular, de campos de golfe, mas “é a primeira vez para esses dois outros usos, para os quais os decretos da prefeitura foram publicados na noite de quinta-feira”, afirma o prefeito LR e presidente da intercomunitária David Lisnard.

Tubulação roxa para diferenciação

Foram adquiridos caminhões cisternas para poder transportar o volume, ao qual se junta em Cannes a água bruta recolhida sob as lajes de um parque de estacionamento subterrâneo.

Mas os planos da cidade “para preservar a água potável” vão muito além e pretendem criar toda uma “rede alternativa de tubulações” para oferecer este novo recurso também para os “grandes condomínios” e  empresas.


LEIA TAMBÉM: RIBEIRÃO PRETO PASSARÁ A UTILIZAR ÁGUA DE REÚSO PARA FINS URBANOS


Por exemplo, temos contatos muito próximos com a Thales Alenia Space”, explica Michel Tani, gerente geral de serviços da aglomeração de Cannes Lérins.

O fabricante de satélites localizado a oeste da cidade poderia “usar esta água de serviço para alguns desses usos”, especifica o gerente.

 

Toda uma “rede paralela” deve, portanto, ser implantada. “Caminhões-tanque são usados inicialmente, explica David Lisnard.
Mas, a curto prazo, pelo menos para usos locais, serão instaladas tubulações adicionais. »

A construção já começou. Em particular para conectar o campo de golfe da cidade vizinha de Mandelieu-la-Napoule, muito perto da estação de tratamento de águas residuais.

No local, a ligação está prevista para os próximos dias: são 400 m de novas tubulações enterradas.

“Elas são roxas para não confundir com as tubulações da água potável que são azuis”, especificou a 20 Minutos Michel Tani.

Os estádios também também serão os próximos a serem conectados.

Um potencial de mais de 3 milhões de m3 por ano

No total, já estão disponíveis 350 m3 desta água de reuso por hora para toda a aglomeração, ou seja, um potencial de mais de 3 milhões de metros cúbicos por ano.

O suficiente para cobrir em grande parte a rega de espaços verdes e a lavagem de estradas apenas para a cidade de Cannes, que requerem 500.000 m3, de acordo com os números fornecidos.

A irrigação do novo gramado do Stade Coubertin, a desde agosto, e dos campos esportivos de Saint-Cassien, a partir do final do ano, também será contemplada, indica a cidade.
Também pretendem oferecer essa água para limpeza de barcos em três de seus portos.

A título de comparação, o consumo de água potável, somando todos os usos, atingiu a média de 9 milhões de metros cúbicos por ano em Cannes.

Número que logicamente deve cair com a utilização desse recurso de reuso, que também beneficiará os demais municípios da região.

A cidade de Mandelieu-la-Napoule também se organizou para estar operacional para este novo procedimento de reuso de água e Le Cannet e Mougins estão se atualizando para esta operação.

Também em Théoule-sur-Mer, estão em andamento estudos para avaliar a necessidade de água tratada de reuso.

Fonte: 20minutes

Tradução e adaptação: Flávio H. Zavarise Lemos


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: IGUÁ SANEAMENTO ANUNCIA EMISSÃO DE DEBÊNTURES DE INFRAESTRUTURA NO VALOR DE R$ 3,8 BILHÕES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BIOCHAR ESTÁ ATRAINDO EMPRESAS PARA COMPENSAR SUAS EMISSÕES DE CARBONO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: