NOTÍCIAS

Bunge Brasil reduz consumo de água em fábrica do Jaguaré e promove reúso com Unidade Móvel da Veolia

                                                            veolia
Consumo de água na fábrica de Alimentos & Ingredientes, no Jaguaré, diminuiu 40% no último ano

Com a intenção de se adaptar ao cenário de crise hídrica vivenciado por São Paulo e promover ações dentro do princípio de sustentabilidade, a Bunge Brasil, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do país, decidiu reaproveitar os efluentes líquidos gerados pela estação de tratamento da fábrica de Jaguaré, na cidade de São Paulo. A ação, combinada com outras providências para evitar desperdício e vazamentos, resultou na redução de 40% na captação e tratamento de água até o final de 2014.

Para chegar a esse resultado, a empresa contou com o know-how da Veolia Water Technologies, líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos. Em 2013, a Veolia forneceu à Bunge uma unidade móvel com a tecnologia Actiflo para auxiliar no reúso das águas geradas na estação de tratamento.

No início da locação da tecnologia, o consumo específico de água no parque industrial era de 2,39 m³/ton de produtos acabados. Em 2014, com a reutilização, o consumo específico alcançou uma média de 1,46 m³/ton, o que propiciou uma economia significativa de água e redução dos efluentes líquidos gerados. O objetivo da implantação do sistema de reúso foi reaproveitar o efluente líquido gerado na unidade para uso em caldeiras e na reposição das torres de resfriamento. “Pelo fato destes processos exigirem uma excelente qualidade de água, optou-se pela adoção do sistema de clarificação e osmose reversa da Veolia, já que as soluções convencionais não atendem a qualidade final exigida pelos processos da Bunge”, comenta Michel Santos, diretor global de sustentabilidade da Bunge.

A solução de clarificação Actiflo utiliza processo físico-químico com recirculação de microareia que visa promover a aglutinação de partículas em suspensão, filtros multimídia e de carvão ativo, seguidos de polimento com membranas de osmose reversa para remoção de sais dissolvidos e a desidratação do lodo por centrifugação. Com esta tecnologia, foi possível atingir o parâmetro de qualidade necessário para o funcionamento da caldeira a vapor do setor de utilidades. “O Actiflo reduz o volume de águas captadas e tratadas que são lançadas nas redes coletoras e nos mananciais. Além de trazer ganhos ambientais, diminui os custos operacionais gerados com tratamento de águas em geral”, explica Carlos Pasqualini, gerente de desenvolvimento de operações Solutions da Veolia Water Technologies.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 179.000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para o desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis. Em 2014, o grupo Veolia trouxe água potável para 96 milhões de habitantes e saneamento para 60 milhões, produziu 52 milhões de megawatt/hora e valorizou 31 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement ( Paris Euronext: VIE ) obteve em 2014 um faturamento consolidado de 24,4 bilhões de euros. www.veolia.com.

Sobre a Bunge

Presente no Brasil há 110 anos, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e a terceira maior exportadora do País. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Eleita seis vezes empresa mais sustentável do agronegócio pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a Bunge conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Delícia, Salada, Soya, Salsaretti, Primor, Cardeal e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Contato para imprensa : Bárbara Capolete / (11) 3813-1344 / www.pressaporter.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: