Iniciativa antecipa a chegada da rede de saneamento para comunidade de Duque de Caxias e aumenta eficiência hídrica da planta da Braskem
A Braskem, maior petroquímica das Américas, e a Aegea – referência em saneamento no país, por meio da Apura, sua unidade de negócio que desenvolve e opera soluções sustentáveis para a indústria, assinam uma parceria que levará água de reúso para o abastecimento de 100% da produção da unidade industrial da Braskem em Duque de Caxias (RJ). A iniciativa reforça o comprometimento das empresas com a adaptação às mudanças climáticas, garantindo segurança hídrica para a unidade da empresa na região, além de preservar os recursos naturais e assegurar a disponibilidade de água para futuras gerações.
Para viabilizar o projeto, a Aegea, por meio de sua concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário de 27 municípios do Estado do Rio de Janeiro, a Águas do Rio, antecipará em três anos os investimentos das obras de redes coletoras e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, assegurando o saneamento básico para as comunidades próximas à Braskem em Duque de Caxias. A água será tratada e distribuída pela concessionária, reforçando o abastecimento para as comunidades do entorno e beneficiando de forma antecipada mais de 260 mil pessoas.
O efluente tratado será utilizado pela Apura que irá projetar e construir toda a infraestrutura e instalações necessárias para produção da água industrial de reúso na qualidade requerida pela Braskem, de modo a criar um ciclo de cuidado com as pessoas e o meio ambiente.
“A parceria ajudará a alcançarmos nossas metas de eficiência operacional. E contribuiremos com um legado na saúde e qualidade de vida de centenas de milhares de famílias por meio de um modelo de um negócio competitivo, inovador e sustentável”, diz Ana Carolina Viana, Vice-presidente Industrial da América do Sul da Braskem.
Benefícios para o meio ambiente e a comunidade
Além de trazer mais segurança hídrica para a Braskem e levar saneamento básico para a população, o projeto colabora também com o ecossistema do rio Guandu, principal manancial da região metropolitana no Estado do Rio, já que a água para a produção da petroquímica passará a ser totalmente proveniente do esgoto doméstico tratado. Com isso, não será mais necessário utilizar a bacia hidrográfica do Guandu, o que aumenta a disponibilidade de água tratada para as comunidades vizinhas, por meio de uma gestão eficiente.
- LEIA TAMBÉM: A IMPORTÂNCIA DO REMOVEDOR DE LODO NAS ETAs: EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE NO TRATAMENTO DE ÁGUA
Outro importante ganho ao meio ambiente está relacionado ao plano de recuperação ambiental da Baía de Guanabara – um compromisso assumido pela Águas do Rio com o Estado do RJ. Segundo o contrato com a Braskem, o esgoto da população que vive em torno da petroquímica na região, que antes era despejado in natura na Baía, será agora tratado adequadamente para tornar-se água de reúso, e abastecerá a planta da petroquímica na região, tendo uma destinação
mais sustentável.
O contrato de abastecimento de água de reúso para a Braskem terá duração de 30 anos e é um projeto de vanguarda no Rio de Janeiro.
“Repensando o ciclo da água, estamos transformando esgoto em solução. Ao longo dos próximos três anos, serão executadas pela Águas do Rio as obras de infraestrutura de saneamento básico na região, enquanto a Apura irá construir toda a estrutura necessária para a operação da planta de reúso que beneficiará a Braskem, a população local e o meio ambiente como um todo”, afirma Alexandre Perufo, Diretor da Apura.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável.
Fonte: braskem