NOTÍCIAS

BNB vai realizar rodada de negócios para atrair soluções para questão hídrica do NE

O Banco do Nordeste (BNB) vai promover uma rodada de negócios entre empresários israelenses e brasileiros para atrair para Região soluções para o problema da escassez hídrica.

Israel possui expertise em tecnologia de dessalinização da água do mar e em reuso da água. O encontro ainda não tem data definida, mas deve ocorrer ainda este ano, assegurou o presidente do BNB, Marcos Holanda.

Nesta segunda-feira, 7, um pontapé inicial para esta parceria foi dado em uma reunião com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que apresentou como funcionam estes projetos em seu País. Hoje, 80% do abastecimento de água em Israel já são fornecidas por usinas de dessalinização da água do mar.

Shelley também destacou que esta tecnologia já permite realizar este processo a um custo bem menor que no passado, em pequena, média ou grande escala.

“Esta pode ser uma parceria em que todos ganham”.

Principais demandas

A ideia é que o banco identifique e localize as principais demandas dos empresários e gestores públicos dos estados do Nordeste em relação ao uso da água para que neste encontro as empresas israelenses especializadas neste tipo de tecnologia já possam oferecer soluções aplicáveis à realidade nordestina.

Se houver acordo, estes projetos de infraestrutura poderiam ser financiados por meio do FNE Água, linha de crédito voltado para o uso eficiente e sustentável de água, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, que tem taxas de juros mais competitivas.

FNE Água

“É uma vertente nova, muito promissora para o FNE Água. Nós temos até então financiado muitos projetos de ampliação da rede de água e esgoto, financiamento de equipamento para empresas consumirem menos, mas ele está trazendo um projeto de produção de água a partir da dessalinização. Sendo viável, e ele mostrou que hoje já é do ponto de vista econômico, o banco a partir do FNE Água tem todo interesse e condições financeiras para financiar isso”, afirmou Holanda.

Ele destacou que é possível que este encontro seja realizado também dentro da programação do Fórum G20+20, prevista para novembro deste ano, e que vai reunir gestores e empresários de cidades médias (com população acima de 100 mil habitantes) em torno de uma agenda comum para compartilhar boas práticas, solucionar problemas comuns e atrair investidores privados para estas localidades.

Para o deputado Carlos Matos (PSDB) um dos principais desafios do Nordeste é não somente aumentar a quantidade de água, mas tê-la espacialmente bem distribuída. “Desprezar o mar em uma visão estratégica não seria sensato. Israel até 2004 não tinha água dessalinizada e se fez em treze anos. Acredito que é chegada a hora de pensar mais nisso, de ter o abastecimento das áreas próximas ao litoral com água dessalinizada e liberar a água do Castanhão para desenvolver o interior”.

Fonte: O povo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: