NOTÍCIAS

Bacia do Rio Araguari pode contar com estação de tratamento de esgoto até final de 2017

Segundo comitê gestor da bacia, ABHA, 90% do esgoto produzido nas cidades da região são devolvidos para o ambiente sem limpeza

bacia-araguari

Após a assinatura do Termo de Compromisso Positivo (TCP) nesta terça-feira (29) em Araguari, o comitê gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (ABHA) e o Ministério Público Estadual (MPE) anunciaram um investimento de R$ 160 mil na contratação de uma equipe técnica para desenvolvimento de projetos voltados ao Programa Qualidade da Água. A construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) no trecho é uma das propostas.

“A nossa esperança é que agora, no final do ano, 31 de dezembro, finda o prazo concedido pelo estado para que todos os municípios com menos de 20 mil habitantes, que é a região característica aqui do Triângulo Mineiro, tenham a sua estação de tratamento de esgoto devidamente operando e devidamente licenciada”, disse o presidente da ABHA, Sérgio Leal, sobre a expectativa de que a ETE atenda a região até o final de 2017.

De acordo com a ABHA, 90% do esgoto produzido nas 20 cidades atendidas pela bacia são devolvidos para o rio e seus afluentes sem nenhum tratamento.

“O técnico vai fazer todo esse acompanhamento (aprovação dos produtos, suporte às prefeituras) pra gente ter o projeto e, posteriormente, a construção da estação de tratamento”, explicou o coordenador regional das promotorias de Meio Ambiente, Carlos Alberto Valera.

O termo assinado entre o MPE e a ABHA deve possibilitar um investimento de cerca de R$ 5 milhões em soluções para melhoria da qualidade da água da Bacia do Araguari.

CBH Araguari

O CBH Araguari cuida da gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari que abrange 20 municípios mineiros da região (Araguari, Araxá, Campos Altos, Ibiá, Indianópolis, Iraí de Minas, Nova Ponte, Patrocínio, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Rio Paranaíba, São Roque de Minas, Sacramento, Santa Juliana, Serra do Salitre, Tapira, Tupaciguara, Uberaba, Uberlândia).

O comitê é responsável pela definição de regras a serem seguidas em relação ao uso da água enquanto os órgãos reguladores fazem com que essas regras sejam colocadas em prática. Os projetos e programas do CBH Araguari são financiados pela cobrança pelo uso dos recursos hídricos.

A ABHA é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, tendo estrutura administrativa e financeira própria, que atua como Agência de Águas para Comitês de Bacias Hidrográficas, exercendo a função de secretaria executiva, apoio técnico e de suporte operacional aos comitês.

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: