Contratos emblemáticos de $750M para a Veolia em tecnologias de água nos setores de energia e semicondutores, refletindo o sucesso de seu posicionamento estratégico.
Como líder global em tecnologia de água, a Veolia confirma o sucesso de sua posição estratégica neste mercado dinâmico, com várias conquistas de contratos-chave anunciadas no primeiro trimestre de 2025, incluindo dois grandes em energia e semicondutores, correspondendo às suas ofertas prioritárias, e a uma série de contratos estratégicos para a implementação de tecnologias de remoção de sulfato da água para injeção que otimizam a eficiência das operações de petróleo. Esses contratos localizados no Brasil, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos representam um valor total de mais de 750 milhões de dólares.
Gestão da água para a indústria de semicondutores nos Estados Unidos
Água ultrapura para setores industriais-chave, como a microeletrônica, é uma das cinco ofertas prioritárias identificadas pela Veolia para o desenvolvimento da Water Technologies. Com este contrato de $550 milhões de dólares, a Veolia se compromete com o desenho, construção e operação por 16 anos de uma estação de última geração para tratar a água e as águas residuais de uma planta de fabricação de semicondutores no Centro-Oeste. Será equipado com a última geração de tecnologias de membrana de ultrafiltração e osmose reversa, incluindo membranas de fibra oca ZeeWeed™, e será capaz de reciclar cerca de 8.000 m3 (2,1 milhões de galões) de água por dia.
Este contrato está totalmente alinhado com a estratégia de crescimento da Veolia nos Estados Unidos. Impulsionada por tendências subjacentes como a realocação da produção industrial, e apoia ativamente o restabelecimento da produção de semicondutores no país.
Produção de biometano a partir de águas residuais em São Francisco
Como parte de um contrato de $34 milhões de dólares, a Veolia equipará a estação de tratamento de águas residuais do Sudeste em São Francisco, Estados Unidos, com sua tecnologia MemGas™ que purifica biogás bruto do processo de digestão anaeróbica em biometano. Esta instalação essencial, que atualmente trata cerca de 80% da água pluvial e das águas residuais combinadas da cidade, em média 215.800 m3 (57 milhões de galões) por dia, está assim se transformando em um centro de recuperação de recursos capaz de transformar subprodutos de tratamento de águas residuais em energia local descarbonizante (68 GWh/ano). No final do processo, o biometano será injetado na rede da Pacific Gas & Electric, que fornece serviços de gás natural e eletricidade para cerca de 16 milhões de pessoas. Contribuindo assim para as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa da Cidade de São Francisco.
O sistema estará operacional até janeiro de 2027 e permitirá a recuperação total do biogás gerado pela estação do Sudeste.
Implementação de tecnologia de membrana para remoção de sulfato para produção offshore no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos
Com um valor combinado de quase $170 milhões de dólares, três contratos foram assinados com grandes players do setor de energia visando fornecer soluções completas de tratamento de água para injeção em unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO) no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos para plataformas de produção offshore. Isso inclui engenharia, fabricação e fornecimento de módulos incorporando tecnologias de membrana para melhorar a eficiência das operações de petróleo enquanto garante a integridade das infraestruturas.
A Veolia implementará tecnologias de membrana de ultrafiltração e nanofiltração para tratar a água do mar e eliminar sulfatos e íons prejudiciais, protegendo assim reservatórios e tubulações contra acidificação e formação de incrustações enquanto garante o desempenho ideal. O número um do mundo na produção de água de injeção offshore também tem colocado o digital no coração de seu modelo há mais de 10 anos para otimizar continuamente o processo industrial e melhorar o desempenho operacional das unidades.
As entregas de equipamentos começarão a partir de meados de 2026.
- Na bacia de Santos, ao largo da costa do Brasil. Em relação ao contrato assinado com a MODEC para uma FPSO da Shell (Gato do Mato). Este é o 7º contrato internacional assinado entre a Veolia e a Modec ao longo de 10 anos. O que fortalece o relacionamento de longo prazo entre as duas empresas.
- Na bacia de Santos, ainda no Brasil, em relação ao contrato com a Seatrium para duas unidades principais (as FPSOs P84 e P85) da Petrobras. No coração do projeto: um sistema SRU de ponta com as membranas de ultrafiltração ZeeWeed™ da Veolia e as membranas de nanofiltração da série SWSR. Esta colaboração representa o 5º contrato da Veolia para este parceiro chave, mesmo enquanto três projetos foram entregues com sucesso nos últimos três anos.
- Nos Emirados Árabes Unidos para uma plataforma de produção offshore.
Esses contratos conquistados fazem parte de uma tendência atual de aumento da demanda no setor de energia. Que enfrenta desafios em relação à quantidade e qualidade da água necessária para garantir sua atividade. Além da instalação de equipamentos, a expertise da Veolia é reconhecida, no Brasil e no Oriente Médio, por sua capacidade de propor e implantar designs personalizados, adaptados às condições climáticas e marítimas.
“A Veolia está emergindo como um player tecnológico-chave, perfeitamente posicionado para responder às questões críticas de quantidade e qualidade de água para indústrias e comunidades. Graças às nossas tecnologias proprietárias, e ao nosso know-how em engenharia e design, oferecemos soluções inovadoras, de alta performance e diferenciadoras. Este avanço tecnológico nos permite criar valor e ganhar contratos-chave em mercados com crescente demanda para garantir recursos hídricos para maior eficiência e competitividade“, declara Anne Le Guennec, Vice-Presidente Executiva Sênior para Water Technologies a nível mundial.
SOBRE A VEOLIA
O grupo Veolia tem como objetivo se tornar a empresa referência para a transformação ecológica. Atualmente, presente em cinco continentes com 215.000 funcionários, o Grupo projeta e implementa soluções úteis e práticas para a gestão de água, resíduos e energia que estão contribuindo para uma reviravolta radical da situação atual. Dessa forma, por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a desenvolver acesso aos recursos, a preservar os recursos disponíveis e a renová-los. Em 2023, por exemplo, o grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de habitantes e saneamento a 103 milhões. Além disso, produziu 42 milhões de megawatt-horas de energia e tratou 63 milhões de toneladas de resíduos. www.veolia.com
SOBRE VEOLIA WATER TECHNOLOGIES
Como especialistas globais em tecnologia da água da Veolia, entregamos desempenho e sustentabilidade sem compromisso. Oferecemos a você tranquilidade, sabendo que seu negócio e comunidades estão salvaguardados, eficientes e resilientes. Juntos, protegemos, preservamos e reutilizamos recursos, enfrentando os desafios ambientais de hoje enquanto criamos as soluções de tratamento e processo de água de amanhã.www.watertechnologies.com
Fonte: Veolia Water Technologies