Biblioteca

Tratamento de água para abastecimento público por ultrafiltração: avaliação comparativa através dos custos diretos de implantação e operação com os sistemas convencional e convencional com carvão ativado

Publicado em 09/02/2021 às 06:32:12

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma avaliação comparativa preliminar entre os sistemas de tratamento de água por ultrafiltração, convencional e convencional com carvão ativado, com base nos custos diretos de implantação e operação, utilizando-se os resultados obtidos em uma unidade piloto de ultrafiltração, instalada junto à captação de água no Reservatório Guarapiranga. Para comparação considerou-se os dados relativos à eficiência da remoção de Carbono Orgânico Total. A avaliação de custos foi feita pelo método de cálculo do período de retorno de investimento, obtendo-se valores de R$ 0,20/m3 para o sistema convencional e R$ 0,40/m3 para os outros sistemas. Estes resultados mostram o potencial de processos de separação por membranas no tratamento de água para abastecimento público.

Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação comparativa dos custos diretos de implantação e operação entre os processos de ultrafiltração, convencional e convencional com carvão ativado utilizados no tratamento de água para abastecimento público, com base nos resultados de desempenho de uma unidade piloto de ultrafiltração, dados de literatura e consulta a fornecedores de equipamentos.

Autores: Gustavo TononJosé Carlos Mierzwa; Maurício Costa Cabral da Silva; Luana Di Beo Rodrigues e Ivanildo Hespanhol.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *