BIBLIOTECA

lodos ativados

Sistemas para o Tratamento de Efluentes: Lodos Ativados, MBR e MBBR

Os lodos ativados são um tipo de tratamento biológico de efluentes que utiliza microrganismos aeróbios para degradar a matéria orgânica presente na água

Os lodos ativados são um tipo de tratamento biológico de efluentes que utiliza microrganismos aeróbios para degradar a matéria orgânica presente na água. Esse processo acontece em tanques de aeração. Portanto, mistura-se o efluente com o lodo, que é uma massa biológica formada por bactérias e outros microrganismos, neste tanque. Então o lodo recebe oxigênio por meio de um sistema de aeração mecânica ou por ar difuso e isso permite que os microrganismos consumam a matéria orgânica. Após consumirem essa matéria, eles produzem dióxido de carbono, água e novas células.

O que são Lodos Ativados e como eles funcionam?

Após a aeração, o efluente vai para um decantador, onde a gravidade separa o lodo da água tratada. Uma parte do lodo é recirculada para o tanque de aeração afim de manter a população de microrganismos ativa. Podendo ser a outra parte então descartada ou até mesmo destinada para outros usos. É possível lançar o efluente tratado no meio ambiente ou reutilizado, de acordo com os padrões de qualidade exigidos.

O sistema de lodos ativados é um dos mais utilizados no mundo para o tratamento de efluentes domésticos e industriais, pois apresenta alta eficiência na remoção de matéria orgânica, além de ser flexível e adaptável às diferentes características dos efluentes e às condições operacionais.

Como o MBBR funciona no Tratamento de Efluentes?

MBBR é a sigla para Moving Bed Biofilm Reactor, ou seja, Reator de Biofilme em Leito Móvel. Trata-se de uma tecnologia de tratamento biológico de efluentes que combina os sistemas de lodos ativados e de biofilme. O princípio do MBBR é simples. Dentro do tanque de aeração são colocadas pequenas peças plásticas chamadas de biomídias, que têm baixa densidade e grande área superficial.


QUER SE APROFUNDAR NO ASSUNTO? FAÇA A INSCRIÇÃO NO CURSO DE LODOS ATIVADOS


Essas biomídias servem como suporte para o crescimento de micro-organismos que degradam a matéria orgânica e removem os nutrientes do efluente; elas ficam em constante movimento dentro do tanque, graças à aeração ou à agitação mecânica. Uma das vantagens do MBBR é que ele não precisa de recirculação ou decantação do lodo, pois o biofilme fica retido nas biomídias, reduzindo o volume e a área necessários para o tratamento. Quer conhecer mais sobre este tema? Participe do curso Lodos Ativados, MBR e MBBR, promovidos pelos portais Saneamento Básico e Tratamento de Água, juntamente com o Hydrus.

Como é a composição do Sistema de Tratamento MBR?

 

O sistema de tratamento MBR (Membrane BioReactor) é uma tecnologia que combina processos biológicos e físicos para tratar efluentes. Consiste em um reator biológico onde ocorre a degradação da matéria orgânica por microrganismos, seguido de uma membrana de ultrafiltração que separa o lodo do efluente tratado. O sistema de tratamento MBR apresenta diversas vantagens, como alta qualidade do efluente, redução do volume de lodo, menor área ocupada e maior resistência a variações de carga orgânica.

Um sistema de tratamento MBR é composto por dois estágios principais: o reator biológico e o módulo de membranas. No reator biológico, os microrganismos presentes no lodo ativado degradam a matéria orgânica e os nutrientes do efluente. Em seguida, o efluente passa pelo módulo de membranas, onde as membranas de ultrafiltração retêm os sólidos em suspensão e os microrganismos, produzindo um permeado de alta qualidade.

O MBR apresenta diversas vantagens em relação aos sistemas convencionais de tratamento de efluentes, tais como:

– Alta eficiência na remoção de matéria orgânica, nutrientes e sólidos em suspensão;
– Produção de um permeado de alta qualidade, que pode ser reutilizado ou descartado com menor impacto ambiental;
– Menor área ocupada, pois dispensa a necessidade de decantadores secundários;
– Menor produção de lodo excedente, pois permite operar com altas concentrações de biomassa;
– Maior flexibilidade operacional, pois pode se adaptar a variações na vazão e na carga orgânica do efluente.

Sistema de Lodos Ativados, MBR e MBBR

Descubra os segredos dos processos de tratamento de águas residuais mais eficientes, participando do nosso Curso Especializado em Lodos Ativados MBR e MBBR. Aprenda como os sistemas de Reator Biológico de Membrana (MBR) e Reator Biológico de Leito Móvel (MBBR) revolucionam então o tratamento de águas residuais. Explore as técnicas, princípios e aplicações desses processos e domine também suas modalidades, os benefícios ambientais e as melhores práticas para obter uma água tratada de alta qualidade e esteja à frente no setor de saneamento.

Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Não perca a oportunidade de se capacitar em Lodos Ativados MBR e MBBR! Esteja preparado para enfrentar desafios reais, aprenda a dimensionar sistemas, otimizar processos e a garantir a qualidade da água tratada. Então o que você está esperando? Chegou a hora de impulsionar sua carreira na área de tratamento de águas residuais. Inscreva-se agora no nosso Curso EAD de Lodos Ativados MBR e MBBR e aproveite a chance de tirar suas dúvidas com instrutores experientes e materiais abrangentes. Dessa forma você estará pronto para enfrentar desafios reais e alcançar o sucesso profissional. Garanta já sua vaga agora mesmo e aproveite esta oportunidade!

Fonte: Alexandre Lopes


QUER SE APROFUNDAR NESTE ASSUNTO? ENTÃO INSCREVA-SE NO CURSO ON-LINE, AO VIVO, NOS DIAS 13, 15 E 20 DE JUNHO

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS