BIBLIOTECA

Sistema de Tratamento de Águas Residuais Centro Industrial de Viana – Luanda – Angola

ecosan-imagem-3

Sistema de Tratamento de Águas Residuais

ASPECTOS GERAIS

A cidade de Luanda, anteriormente São Paulo de Luanda, foi fundada por Paulo Dias de Novais em 1576. A cidade é a capital do país e da província de Luanda, localizada na costa noroeste de Angola, banhada pelo Oceano Atlântico.

Luanda é a maior cidade de Angola, bem como o principal porto e centro industrial do país. As zonas comerciais e industriais estão localizadas próximo do porto de águas profundas, e os distritos governamental e residencial estão geralmente localizados nas zonas circundantes mais elevadas.

O aeroporto de Luanda regista o maior tráfego aéreo em Angola, e o caminho-deferro de Luanda estende-se pelo interior até às minas de ferro em Ndalatando (Kuanza-Norte) e campos de plantação de café na província de Malange.

Viana é uma cidade da Província de Luanda, situada a 18 km da capital do país. Tem 1.344km² e 68 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município do Cacuaco, a Este pelo município de Ícolo e Bengo, a Sul pelo município da Kissama e a Oeste pelo Oceano Atlântico e pelos municípios de Samba, Kilamba Kiaxi e Rangel. Devido à sua proximidade com a cidade de Luanda, Viana tem verificado nos últimos anos um crescimento muito acentuado da sua população residente e das indústrias instaladas.

O Centro Industrial de Viana (CIV) possui uma área de cerca de 170 ha e faz parte da bacia hidrográfica que contribui para lagoas formadas a partir de colinas.

Rede Coletora

A rede coletora de águas residuais do CIV, com cerca de 6,8 km, foi concebida de modo a possibilitar a recepção da contribuição dos efluentes industriais e domésticos num mesmo coletor. Além dos efluentes industriais o sistema tem capacidade para receber as águas residuais da vila dos funcionários e da área de serviços localizada no centro do empreendimento.

Sobre o sistema

O sistema é separador absoluto, não sendo permitido o lançamento de águas pluviais na rede coletora de águas residuais. A rede coletora será implantada no 1º quadrante do CIV, representado pela 1ª Etapa do Empreendimento. Complementando o sistema de coleta e transporte de águas residuais da 1ª Etapa, está prevista a implantação de um coletor tronco, com 700 mm de diâmetro, com 1,8 km de extensão, entre o centro do empreendimento até a Elevatória Final, localizada na entrada da ETAR do CIV. Este coletor tronco tem capacidade para conduzir os efluentes industriais e domésticos para toda a abrangência do empreendimento, isto é, 111 lotes e a indústria automotiva.

Os efluentes de qualquer fonte poluidora (Indústria) não poderão ser lançados no sistema de  coleta, transporte e tratamento de águas residuais do CIV caso não atendam às condições pré-estabelecidas no Memorial Descritivo.

A rede de coleta de águas residuais possui um único ponto de lançamento de seus efluentes, neste local está prevista a implantação da Estação de Tratamento de Águas Residuais ( ETAR ) que lançará o efluente tratado e desinfetado na cabeceira do rio Mulenvos, localizada a cerca de 5.650 m da Elevatória do Efluente Tratado localizada na ETAR, no final da cadeia de tratamento.

Os critérios de qualidade para lançamento do efluente tratado foram estabelecidos a partir da Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA do Ministério do Meio Ambiente – BRASIL.

O desenvolvimento do Projeto Executivo teve como base o levantamento topográfico fornecido pela ODEBRECHT para área de projeto.

Estudo completo: Sistema de Tratamento de Águas Residuais Centro Industrial de Viana – Luanda – Angole

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS