BIBLIOTECA

Sistema de irrigação localizada por gotejamento após tempo de exposição com água residuária

Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho hidráulico de um sistema de irrigação por gotejamento sob o tempo de exposição à água de reuso tratada. O experimento foi conduzido em ambiente protegido pertencente ao Laboratório de Engenharia de Irrigação e Drenagem (LEID) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado no município de Campina Grande – PB. A uniformidade foi obtida após 600 horas de funcionamento do sistema, funcionando com uma pressão de serviço de 150 kPa. Foi determinada a vazão dos gotejadores, em oito posições e em quatro linhas laterais mantendo-se sempre os mesmos gotejadores, como o sistema conta com quatro linhas todas as linhas foram avaliadas procedendo-se a seleção dos oito gotejadores (o primeiro, a 1/7, 2/7, 3/7, 4/7, 5/7, 6/7 e o último do comprimento da linha lateral). Por meio do tratamento dos dados obteve-se um CUD de 80,93% e CV de 9,20%. Percebe-se que a água residuária utilizada no sistema de irrigação após 600 horas afetou a qualidade hidráulica dos emissores, destacando a importância de se realizar o tratamento adequado objetivando reduzir problemas de entupimento.

Introdução: Considerando a irrigação dentre as diversas atividades, a responsável pelo maior consumo de água o uso de sistemas de irrigação que visem a economia juntamente com alta eficiência é fundamental. Assim, se enquadra os sistemas localizados, em especial o gotejamento. Parkes et al. (2010) destaca que esses possibilitam o provimento de água às culturas pela aplicação de baixo volume, reduzindo as perdas hídricas nos sistemas de cultivo. De forma geral, afirma Lopes (2006) que os sistemas de irrigação localizados são fixos e constituídos das seguintes partes: conjunto motorbomba; cabeçal de controle; linha principal; linhas de derivação; linhas laterais; válvulas; e emissores. Considerando a atual situação de grande parte dos corpos hídricos, o aumento populacional e os fatores ambientais, várias regiões passaram a sofrer com a escassez de água. Sendo necessário o desenvolvimento e a aplicação de técnicas alternativas para sobrevivência nessas áreas, principalmente para o caso da irrigação. Assim, de acordo com Kummer et al. (2012) o tratamento de esgotos sanitários e o seu posterior reuso, tornou-se uma alternativa viável para esse setor. O aproveitamento de águas residuárias na agricultura constitui-se em um elemento estratégico na gestão integrada dos recursos hídricos, uma vez que eleva o volume de oferta e supre com eficiência as demandas do setor, já que além do potencial hídrico, também oferece o aporte nutricional (ALVES et al., 2009; REBOUÇAS et al., 2010). Os sistemas de irrigação por gotejamento tem sido o mais utilizado para aplicação de água de reuso, que segundo Batista et al. (2013) devido a elevada eficiência de aplicação do efluente e do baixo risco de contaminação do produto agrícola e de operadores no campo. Porém dentre os maiores problemas causados pelo uso de águas de baixa qualidade nesses sistemas está a alta suscetibilidade de seus emissores ao entupimento. Para analisar o desempenho hidráulico do sistema de irrigação um dos parâmetros mais utilizados é a uniformidade de distribuição de água que para Mantovani et al. (2007) é, inclusive, um dos componentes para determinação do nível de eficiência no qual o sistema trabalha e pelo qual a lâmina aplicada deverá ser corrigida para fornecer água de modo a permitir o pleno desenvolvimento da cultura. Nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo analisar a uniformidade de distribuição de água do tubo gotejador Taldrip, trabalhando com água residuária tratada em um Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente – UASB, após 600 horas com pressão de serviço de 150 kPa.

Autores: MAYRA GISLAYNE MELO DE LIMA; DENISE DE JESUS LEMOS FERREIRA; ABEL HENRIQUE SANTOS GOMES; GLEYKA NOBREGA VASCONCELOS e VERA LÚCIA ANTUNES DE LIMA.

Leia o estudo completo: Sistema de irrigação localizada por gotejamento após tempo de exposição com água residuária

ÚLTIMOS ARTIGOS: