BIBLIOTECA

Remoção de nitrogênio e fósforo em efluentes: principais técnicas existentes, características, oportunidades e desafios para o tratamento terciário de efluentes

Resumo

Nutrientes como nitrogênio e fósforo, quando adicionados ao ambiente aquático através de atividades humanas, podem causar desequilíbrio na proliferação de biomassa no ambiente, desencadeando o processo de eutrofização artificial. Essa eutrofização causa um desequilíbrio no ecossistema aquático com o aumento da floração de algas, cianobactérias e macrófitas aquáticas que podem causar a obstrução do fluxo de embarcações; alteração na diversidade das comunidades algais presentes no meio devido à mudança na disponibilidade de nutrientes, podendo ocorrer maior desenvolvimento de espécies potencialmente tóxicas; diminuição de teores de oxigênio dissolvido, tendo como consequência a diminuição da diversidade biológica. Todas estas alterações impactam na qualidade da água para abastecimento por implicar em aumento no custo do tratamento da água, além de causar risco à saúde pública. Consequentemente, a remoção de nutrientes através de técnicas adequadas de tratamento de efluentes se faz necessária para minimizar tais implicações. Neste sentido, o presente trabalho resgata as principais técnicas de tratamento de efluentes que visam a remoção de nitrogênio e fósforo. São elas, remoção físico química e adsorção, Wetlands e remoção biológica.

Introdução

Nutrientes como o nitrogênio e o fósforo são adicionados normalmente no ambiente aquático, através do escoamento superficial e carga proveniente das águas subterrâneas. Entretanto, as atividades humanas intensificam esse processo. Fontes tipicamente antropogênicas incluem os esgotos sanitários não tratados e fertilizantes provenientes do uso agrícola (Smol, 2008). Este excesso de nutrientes em ambiente aquático causa um desequilíbrio na proliferação de biomassa no ambiente, desencadeando o processo de eutrofização artificial.

A eutrofização artificial causa uma série de alterações no ecossistema aquático, dentre elas: Aumento da floração de algas, cianobactérias e macrófitas aquáticas que podem causar a obstrução do fluxo de embarcações; alteração na diversidade das comunidades algais presentes no meio devido à mudança na disponibilidade de nutrientes, podendo ocorrer maior desenvolvimento de espécies potencialmente tóxicas; diminuição de teores de oxigênio dissolvido, tendo como consequência a diminuição da diversidade biológica, uma vez que poucas espécies sobrevivem a condições adversas; presença de sabor e odor desagradável e aumento da turbidez da água devido ao aumento de carga orgânica; liberação de gases como metano, gás sulfídrico, amônia, além dos elementos ferro, fósforo e manganês devido à decomposição anaeróbia que ocorre no fundo dos corpos hídricos (Braga et al., 2005; Köse&Kivanç, 2011; Yang et al., 2013).

Todas estas alterações impactam na qualidade da água para abastecimento por implicar em aumento no custo do tratamento da água, além de causar risco à saúde pública. Consequentemente, a remoção de nutrientes através de técnicas adequadas de tratamento de efluentes se faz necessária para minimizar tais implicações (Braga et al., 2005; Karageorgiuet al., 2007). Neste sentido, o presente trabalho resgata as principais técnicas de tratamento de efluentes que visam a remoção de nitrogênio e fósforo.

Autores: Henrique Reismann; Bruna Vieira e Tânia Maria Rodrigues.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS