BIBLIOTECA

Efeito da variação da carga orgânica volumétrica natural na produção de biogás a partir de dejeto suíno em diferentes tempos de retenção hidráulica

Resumo

O estudo de reatores anaeróbios em laboratório prioriza o controle de determinados parâmetros que são de difícil controle em campo, o que torna dificulta o processo de scale-up. Dentre os parâmetros está a Carga Orgânica Volumétrica. No caso do dejeto suíno, este parâmetro pode sofrer alterações diárias devido às condições climáticas, mudanças no manejo, alimentação dos animais, ente outros. A fim de se verificar o impacto desta variação na produtividade de biogás foi analisado comportamento de um reator CSTR em dois diferentes Tempos de Retenção Hidráulica (20 e 30 dias) durante um período total de 180 dias. Os resultados demonstraram que a elevação da COV resulta em uma piora da eficiência de tratamento, bem como na produção de biogás. O ensaio com TRH de 20 dias obteve uma melhor resposta às alterações de carga orgânica.

Introdução

A suinocultura é uma das principais atividades agropecuárias no Brasil. Com a adoção de sistemas de confinamento e de novas tecnologias, há um aumento da concentração de suínos por área e, consequentemente, de produção de dejetos, que contém altos teores de matéria orgânica, nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos (DUDA e OLIVEIRA, 2009; SOUZA et al., 2008). Quando despejados de forma indiscriminada nos leitos ou aplicados incorretamente ao solo este dejeto se torna um passivo ambiental, causando poluição das águas e solos, além de problemas com odor (KARAKASHEV, SCHMIDT e ANGELIDAKI, 2008).

A digestão anaeróbia de dejetos suínos é uma tecnologia de destaque no tratamento de efluentes agroindustriais devido à sua capacidade de redução do potencial poluidor aliado à produção sustentável de energia através do metano e ao abatimento de emissões de gases do efeito estufa (GEE) (KAPARAJU e RINTALA, 2003). Este processo já é consolidado em muitos países e tem sido visto também como uma fonte de desenvolvimento regional, através de sua aplicação descentralizada em pequenas propriedades (BATZIAS, SIDIRAS e SPYROU, 2005), o que promove produção local de energia e de um biofertilizante de qualidade.

No entanto, em pequenas propriedades há pouca ou nenhuma disponibilidade de mão-de-obra qualificada para a operação de reatores complexos. Desta forma, devido à simplicidade exigida na operação e à estabilidade mesmo em situações de mudança brusca do substrato, o reator anaeróbio de mistura completa (CSTR) é indicado para este tipo de aplicação (BOE e ANGELIDAKI, 2008). Este reator tem como a característica apresentar o mesmo tempo de retenção hidráulica (TRH) e tempo de retenção de sólidos (TRS), situando- se comumente entre 15 e 30 dias (TCHOBANOGLOUS, BURTON e STENSEL, 2003).

Quando estudados em laboratório, os parâmetros de estudo são comumente fixados a fim de se observar o comportamento desses reatores de forma controlada. No entanto, quando levados para o campo é encontrada um grande dificuldade de replicação dos resultados obtidos nos estudos laboratoriais devido à variação natural da carga orgânica e de composição do dejeto.

Assim, o objetivo deste trabalho é verificar os efeitos da variação natural da COV do dejeto suíno na produção de biogás e remoção de matéria orgânica em um reator CSTR, em dois diferentes Tempos de Retenção Hidráulica (TRH).

Autores: Camila Agner D’Aquino; Thiago Carvalho de Mello e Luis Cesar da Costa Jr.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS