BIBLIOTECA

Potencial energético do biogás gerado em estação de tratamento de esgoto

Resumo

Potencial energético do biogás – Devido ao aumento da demanda energética, a busca por formas alternativas de geração e um melhor aproveitamento dos recursos naturais, verificou-se um grande potencial no aproveitamento do biogás gerado nas estações de tratamento de esgoto. Buscou-se com o presente trabalho estimar a produção de biogás gerado na Estação de Tratamento de Esgoto de Guarapuava-PR (ETE Vassoural), quantificar a energia química dessa produção e apontar possíveis utilizações. Para atingir o objetivo foram compilados os dados de vazão do esgoto, DQO afluente e efluente dos anos 2017, 2018 e 2019. De posse disso foram utilizados modelos matemáticos da bibliografia para estimar a produção de biogás e os resultados foram confrontados com valores do programa computacional Probio. Os resultados encontrados mostraram que a capacidade média diária de produção de biogás variou de 1243,46 m³ a 2185,74 m³ e a quantidade de energia elétrica proveniente do aproveitamento do biogás utilizando motores de combustão interna (MCI), com eficiência de 37%, variou de 2885,37 KWh a 5140,64 KWh. Concluiu-se que a ETE em estudo apresentou considerável potencial de geração de energia através do aproveitamento do biogás.

Introdução

Constata-se que desde os tempos remotos o homem utilizou os recursos naturais sem qualquer preocupação, pois esses eram abundantes e a população mundial era pequena, o que fazia com que ninguém imaginasse que eles iriam se findar, mas com o crescimento da população houve também o aumento do consumo destes recursos, podendo se observar nos dias atuais a escassez de alguns deles, principalmente daqueles que não são renováveis.

Juntamente a isso, existe o problema do aquecimento global, também denominado efeito estufa, que atualmente é considerado um dos principais problemas ambientais, pois afeta o globo como um todo. A principal causa do efeito estufa está relacionada a poluição da atmosfera por gases que são gerados através da queima de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo e seus derivados, utilizados como fonte de energia para vários fins (BRASIL, 2020).

Há uma relação diretamente proporcional entre o aumento da população e o volume de esgoto gerado, dessa forma, a medida que há um aumento da população das cidades ocorre um agravamento dos problemas relacionados à coleta e tratamento das águas residuárias e à saúde pública, uma vez que a falta de saneamento ou seu indevido processo tem impacto direto na saúde das pessoas (GOUVEIA, 2012).

Diante dessas situações surge o conceito de aproveitamento do biogás, uma mistura gasosa oriunda da decomposição anaeróbia de matérias orgânicas, como por exemplo, aquele presente nas estações de tratamento de esgoto, e que possui grande poder calorífico que pode ser utilizado para diversas finalidades.

Autores: Rafaella Salvador Paulino, Jonas Cruz da Silva, Júlio Cesar Patrocínio dos Santos, Paulo Henrique Brasil Filho.

 

Potencial energético do biogás


LEIA TAMBÉM: PROPOSTA DE UM PLANO DE MONITORAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS COM METAIS PESADOS PARA O MUNICÍPIO DE BAURU – SP