BIBLIOTECA

Aproveitamento do lodo de ETE e impacto ambiental

Aproveitamento do lodo gerado em estações de tratamento de esgoto e a relação com o meio ambiente

Pesquisadores investigam soluções de descarte para o lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto – ETE.

A gestão mais adequada do lodo de esgoto gerado constitui-se em um desafio para os projetistas e operadores dos sistemas, pois a disposição final desse resíduo tornou-se um dos problemas ambientais mais relevantes dos tempos atuais, não apenas pelos grandes volumes gerados, mas também por ser um resíduo de composição muito variável.

Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva investigar destinação do lodo gerado em ETEs, assim como, verificar quais são as dificuldades encontradas para o aproveitamento e/ou descarte adequado. Para tanto recorreu-se às pesquisas bibliográficas baseadas em livros, dissertações, revistas, resoluções e artigos técnicos relacionadas ao tema proposto. Portanto, a pesquisa buscou, identificar as alternativas de disposição final que sejam técnica e ambientalmente viáveis.

Uma possibilidade de utilização do lodo é como fertilizante na agricultura e em atividades florestais e também como condicionador para regeneração de solos degradados. Outras aplicabilidades do lodo são na indústria, na produção de agregado leve para construção civil, produção de cimento e fabricação de tijolos e cerâmicas. Além disso, vale ressaltar que é primordial o conhecimento técnico e logístico, pois o transporte do lodo representa uma grande demanda no processo de reaproveitamento.

Fonte: UFMG


ÚLTIMOS ARTIGOS: