BIBLIOTECA

Biometano no Brasil

Legislações europeias podem influenciar setor de biometano no Brasil

Biometano no Brasil

Os combustíveis renováveis, como o biometano, fazem parte das atuais alternativas para reduzir as emissões, dada a sua prontidão e compatibilidade com os veículos existentes

Bio
Biometano no Brasil

Biometano no Brasil – Um breve panorama sobre como a descarbonização do setor dos transportes na Europa terá de contar com soluções múltiplas e complementares para reduzir as suas emissões de gases do efeito de estufa.

No dia 14 de fevereiro de 2023, a Comissão Europeia publicou a revisão que altera o Regulamento (UE) 2019/1242 no que diz respeito ao reforço das normas de desempenho sobre emissões de gás carbônico (CO2) de veículos novos pesados (caminhões e ônibus) e à integração das obrigações de comunicação de informações decorrente do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal).

Essa proposta legislativa é fundamental para a descarbonização dos transportes pesados e para apoiar o desenvolvimento das tecnologias que contribuem para a transição da mobilidade com baixas emissões de gases do efeito estufa.

A Europan Biogas Association (EBA) apoia as ações da proposta que proporcionam condições para a implantação de tecnologias limpas.

Tal como reconhecido pela Comissão Europeia, a descarbonização do setor dos transportes terá de contar com soluções múltiplas e complementares para reduzir as suas emissões de gases do efeito de estufa.

Os combustíveis renováveis, como o biometano, fazem parte das atuais alternativas para reduzir as emissões, dada a sua prontidão e compatibilidade com os veículos existentes e as infraestruturas de abastecimento na Europa.

Para cumprir os objetivos, o regulamento exige que os fabricantes de veículos definam metas de emissões de CO2 para os seus veículos.

Até 2025, será necessária uma redução de 15% nas emissões médias dos veículos pesados em comparação com os valores de base de 2019-2020. Até 2030, essas emissões deverão diminuir 30% em comparação com 2019-2020.

A EBA apoia as ambições acrescidas da proposta, mas lamenta a escolha da Comissão de não reconhecer a contribuição dos combustíveis renováveis, incluindo o biometano, para a descarbonização do setor.

Segundo a EBA, o órgão executivo da UE perdeu a oportunidade de fornecer um forte sinal positivo à cadeia de valor do biometano, pois o combustível é um gás renovável e essencial para promover a autonomia da UE no setor de energia e a sua liderança tecnológica do bloco nesse setor.

As legislações europeias são importantes elementos que podem influenciar o setor de biogás e biometano no Brasil, portanto é imprescindível ficarmos ligados no que acontece por lá para adotarmos boas práticas por aqui. A efetiva aplicação de uma norma pode dar espaço à reflexão para iniciativas semelhantes em nosso país.

Referências consultadas:

-Regulation (EU) 2019/1242 of the European Parliament and of the Council of 20 June 2019 setting CO2 emission performance standards for new heavy-duty vehicles and amending Regulations (EC) No 595/2009 and (EU) 2018/956 of the European Parliament and of the Council and Council Directive 96/53/EC
-The CO2 Heavy-Duty Vehicles proposal fails to recognize renewable fuels contribution to transport’s decarbonization, EBA (15/02/2023)
-CO2 emission standards: European Commission adopts proposal for Regulation strengthening standards for heavy duty vehicles by Practical Law EU (14/02/2023)
-O que são os novos regulamentos sobre as emissões de CO2? (Continental – VECTO)

Fonte: energiaebiogas


LEIA TAMBÉM: ANÁLISE DA COMBUSTÃO DE BIOMETANO A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PARA INSERÇÃO NA REDE DE GÁS NATURAL

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS