BIBLIOTECA

Insetos inspiram membranas mais ecológicas e baratas para dessalinização

Os princípios do projeto inspirado em insetos levam às primeiras membranas repelentes à água feitas de materiais molháveis à água.

Uma nova membrana feita de materiais molháveis à água, com poros de retenção de gás especialmente projetados, que permitem separar simultaneamente água quente e salgada da água fria e pura, facilitando ao mesmo tempo a transferência de vapor puro de um lado para o outro da membrana. Esse princípio, desenvolvido pelos pesquisadores da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST) na Arábia Saudita, pode levar a membranas de dessalinização mais ecológicas e baratas.

insetos-membranas-ecologicas-dessalinizacao

Imagem: Pexels

Atualmente, as membranas de perfluorocarbono, repelentes à água, são usadas popularmente para um processo de dessalinização conhecido como destilação por membranas (MD). Mas os perfluorocarbonetos são caros, não biodegradáveis e vulneráveis a incrustações e danos em temperaturas mais altas, explicou Ratul Das, pesquisador da KAUST.

Alternativas de perfluorcarbonetos

Com o objetivo de desenvolver alternativas livres de perfluorcarbonetos, Himanshu Mishra e sua equipe de pesquisadores do Centro de Dessalinização e Reúso de Água da KAUST inspiraram-se em dois insetos: Colêmbolos que vivem em solos úmidos e Halobates que vivem em oceanos abertos. Ambos possuem microtexturas em forma de cogumelo, que cobrem suas cutículas e pelos, podendo espontaneamente reter o ar mantendo-os vivos, caso fiquem submersos na água.

“Imitamos essas características em materiais molháveis (não resistentes à água). As superfícies resultantes prendem o ar de maneira robusta à imersão em líquidos. Nasceu a ideia das membranas de retenção de gás ”, diz Mishra.

insetos-membranas-ecologicas-dessalinizacao

Os poros da membrana aprisionam o ar por imersão em água, separando os líquidos de ambos os lados e permitindo o transporte apenas de vapor de água pura, do lado quente para o lado frio. (Imagem: Ivan Gromicho)

Experimentações para a criação do projeto

A equipe de Mishra desenvolveu protocolos para criar poros verticais em placas finas. Os diâmetros das entradas e saídas de poros eram menores que os canais de poros.

“Começamos testando com placas finas de silício para desenvolver poros com essas bordas reentrantes”, diz Mishra.

“Essas bordas impedem a entrada de líquidos nos poros”, explica ele.

“Conseguimos atingir a função das membranas perfluoradas aproveitando essa textura bioinspirada usando materiais molháveis à água, o que pode parecer desafiar o conhecimento convencional. ”

Membrana de silício 

Quando uma membrana de silício com poros cilíndricos simples é imersa em água, ela é completamente preenchida dentro de 1 segundo. As membranas de sílica com retenção de gás (GEMs), por outro lado, prendem o ar de maneira vigorosa em seus poros, quando imersas em água e podem permanecer intactas por mais de seis semanas.

A equipe então explorou a aplicação do mesmo princípio a um material mais barato e fácil de fabricar, chamado Polimetacrilato de Metila (PMMA), explica Sankara Arunachalam, especialista da equipe de Mishra.

“O PMMA-GEMs separa o sal de águas quentes e frias por mais de 90 horas, com uma rejeição de sal em 100%”, diz ele.

MD com derivação de materiais úmidos

“Para nosso conhecimento, esta é a primeira demonstração de membranas MD derivada de materiais intrinsecamente úmidos”, diz Mishra.

“Os benefícios são óbvios: os plásticos molháveis em água comuns, como o PMMA, são significativamente mais baratos do que os perfluorados, são ecologicamente corretos e podem suportar condições operacionais mais severas. São necessárias investigações interdisciplinares para avaliar a escalabilidade e a confiabilidade dessa abordagem.”

As descobertas podem revelar, o potencial de materiais molháveis à agua, para dessalinização mais ecológica e barata.

Referência: Das, R., Arunachalam, S., Ahmad, Z., Manalastas, E. & Mishra, H. Bio-inspired gas-entrapping membranes (GEMs) derived from common water-wet materials for green desalination. Journal of Membrane Science advance online publication 16 June 2019.

insetos-membranas-ecologicas-dessalinizacao

 

Adaptado por Portal Tratamento de Água
Traduzido por Gheorge Patrick Iwaki

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS