BIBLIOTECA

FLUID BRASIL – Cresce uso da tecnologia de MBR no Brasil na indústria e no saneamento

A Fluid Brasil, em janeiro de 2010, inaugurou fábrica nova em Jundiaí-SP com 3 mil m2 de área construída, fez planta piloto de MBR para 500 l/h em um contêiner que usa para realizar testes em clientes interessados na tecnologia.

Para a demonstração, fez skid com as membranas da Norit Air Lift e Cross Flow. Mas, mais do que a planta piloto, a empresa já começa a implantar sistemas em escala real e promete ter muitas novidades em breve, segundo afirmou o coordenador de projetos, Luís Guilherme da Rocha. “Há muitas cotações em clientes industriais que em breve passarão a usar MBR”, disse.

No momento a Fluid fornece para a farmacêutica Diosynth, do grupo Merck, um MBR com tecnologia cross-flow da Norit para tratar 6 m3/h de efluente da produção de hormônio com alto grau de contaminação: DQO de 24 mil mg/l e DBO de 27 mil mg/l. De acordo com Rocha, a opção pela tecnologia foi em virtude do alto custo que a empresa tem para despejar o efluente na rede de tratamento da companhia de saneamento, já que o cálculo é baseado no chamado fator K, multiplicador que no final das contas onera os efluentes mais contaminados.

“O investimento vale a pena e ainda vai gerar reúso para a torre de resfriamento”, completou o gerente-comercial da Fluid, Francisco Faus.

O projeto deve ser entregue em setembro de 2010. Para se fortalecer nos fornecimentos de MBR, e aumentar assim as vendas em tratamento de efluentes e reúso, a Fluid assinou contrato de parceria com a alemã Wherle, cuja expertise é na engenharia de aplicação de reúso com membranas. “Eles têm mais de 200 MBRs instalados na Europa”, revelou o coordenador. Esse conhecimento, de acordo com Rocha, é fundamental para poder ofertar a tecnologia com mais confiança. “No Brasil, ninguém tem experiência suficiente em MBR para conhecer todos os problemas operacionais que podem ocorrer em uma planta.”

Matéria: FLUID BRASIL na Revista Química e Derivados.

http://www.fluidbrasil.com.br/

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS