BIBLIOTECA

Energia sustentável e a logística verde em centros de distribuição no Brasil (CDS)

Resumo

Energia sustentável e a logística verde – Neste artigo buscaremos o melhor entendimento sobre a Energia Renovável. O intuito desse conteúdo é para o melhor entendimento sobre como funcionam as placas fotovoltaicas, principalmente em centros de distribuição e o quanto é importante o não consumo de energias convencionais, e os benefícios que essa energia nos traz como, por exemplo, a redução de gases que contribuem para o efeito estufa, e quebra do monopólio
das hidrelétricas. A implantação de placas fotovoltaicas em centros de distribuição, enfatiza a preservação ambiental e seu custo benefício, através de uma breve explicação de como são feitas as placas, como implantá-las, como é captada a luz solar e como essa luz solar se transforma em energia limpa e renovável tendo a capacidade de alimentar motores, baterias e partes elétricas de um centro de distribuição. Atualmente o crescimento dessa energia teve um aumento de 40% aqui no Brasil, nos serve de referência para avaliarmos de como vale a pena investir nesse tipo de energia, tanto em modais quanto em imóveis.

Introdução

O cenário atualmente exposto das companhias em relação à maneira como lidam com o meio ambiente tem sido altamente discutido em todos os meios, sejam acadêmicos ou corporativos. Isso ocorre, pois é necessário considerar uma série de fatores que culminam na necessidade de inovação das empresas para se tornarem cada vez mais sustentáveis. Por essa razão, esta pesquisa busca responder à seguinte pergunta da pesquisa: Como a logística verde pode ter inovação pela aplicação da tecnologia fotovoltaica em um centro de distribuição?

Ao utilizar mecanismos que visam a redução dos impactos da logística no meio ambiente as empresas tratam da logística verde e, através disso, podem adotar diversas práticas com a finalidade de minimizar ou mesmo mitigar estes impactos, como é o caso da Nike no Brasil, que inovou ao incluir tecnologia fotovoltaica em um centro de distribuição altamente sustentável na cidade de Louveira em São Paulo.

Para tanto, faz-se necessário demonstrar o quanto um centro de distribuição com energia fotovoltaica pode trazer benefícios às empresas, como gerar economia, melhorar a imagem perante a sociedade e, principalmente, para o meio ambiente. A necessidade de se tornar sustentável aliada as expectativas de inovação e aperfeiçoamento dos centros de distribuição tornam relevante estudos mais aprofundados sobre o tema.

O objetivo geral deste artigo é conhecer os recursos necessários para aplicação da tecnologia fotovoltaica em um centro de distribuição, demonstrando quais os caminhos que os centros de distribuição precisam percorrer para implantar em suas empresas. Enquanto o objetivo específico é apresentar exemplos de aplicação em empresas de referência no mercado, como tecnologias de energia sustentável que já ocorrem em alguns centros aqui no Brasil e na Europa e quais os meios necessários para se chegar a este cenário.

Autores: Ana Paula Campos Barbosa dos Santos, Eliacy Cavalcanti Lélis, Fabio Neves Junqueira.

leia-integra


LEIA TAMBÉM: OS SERVIÇOS DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS