BIBLIOTECA

Eficiência energética – valorização do cliente e melhoria do seu desempenho

Resumo

A auditoria energética é realizada com a finalidade de determinar os fatores que afetam o consumo de energia nas diversas atividades relacionadas ao ciclo integral da água. Realizado através de uma análise especializada nos processos e equipamentos instalados. Para isso, é necessário medir a eficiência de cada equipamento e identificar as possibilidades de economia de energia através de intervenções e/ou modernização de equipamentos e de revisão de processos. Após essa auditoria energética são avaliadas as distintas propostas de economia de energia levando em conta os impactos das obras, ambientais e a eficiência de equipamentos, além de ser analisada a viabilidade econômica das ações. Para a realização da auditoria energética é necessário que o estudo abranja diversos fatores, tais como elaborar um relatório preliminar de auditoria, identificando as potenciais economias e a proposição de ações corretivas a serem implementadas, incluindo estudos econômicos de amortização dos investimentos necessários para as realizações de ações corretivas e o planejamento das ações para alcançar as economias identificadas e propostas.

Introdução

A auditoria energética é uma ferramenta que permite avaliar o comportamento energético de uma instalação. O conhecimento especializado dos processos e equipamentos instalados nas instalações permite determinar os fatores que afetam o consumo de energia e propor, nos casos necessários, medidas para melhorar a eficiência energética de uma instalação. A informação proveniente da auditoria é a base para a elaboração de uma cartilha, detalhando a implantação das ações, acompanhando e controlando os processos de gestão de energia. Além de conter o planejamento de redução de custos fixos e variáveis (CAPEX/OPEX).

É necessário manter um controle periódico para detectar novas fugas de energia e ter uma visão global do uso da energia de uma nova instalação.

A gestão energética é definida como um conjunto de ações que englobam análise, planejamento e tomada de decisões que são consideradas para obter o maior rendimento energético possível, assim como a otimização do preço da energia para a redução do custo energético em uma operação. A chave para a melhoria continua do sistema de gestão energética é feita através da avaliação e retroalimentação seguindo os seguintes passos: Coleta e análise de dados, comunicação e ação.

A metodologia padrão da auditoria energética é composta pelo pré-diagnostico, diagnostico, proposta de melhoria e relatório final. Para conseguir uma melhora no sistema energético é preciso ter acesso, de forma exaustiva, dos conteúdos e informações necessárias para analisar os dados como consumo energético, custo da energia, oportunidades de economia, fatores determinantes, mercado elétrico e fornecedores de energia, eficiência dos equipamentos, processos de otimização, iluminação, climatização dos espaços internos e a utilização de energias renováveis.

Autores: Flavio Henrique Javares Lemos e Ricardo Popov Manha.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS