BIBLIOTECA

Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra

Resumo

Com a escassez da disponibilidade de água doce e o aumento da demanda de água no mundo e no Brasil, uma das alternativas são os sistemas de dessalinização de água, que removem os sais das águas salobra ou salgada. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra a qual foi obtida a partir da mistura de águas do mar e de rio até atingir concentração de sólidos dissolvidos totais (SDT) de 1.500 mg.L-1. O sistema piloto de dessalinização, com capacidade de 1,0 m3 .h-1 , é composto de ultrafiltração (UF) e abrandamento como pré-tratamento à osmose reversa (OR). Foram realizadas análises de qualidade da água na entrada e saída das unidades de tratamento relativas a SDT, condutividade elétrica, turbidez, pH, cor aparente, alcalinidade, dureza total, cálcio, magnésio, cloreto, sulfato e temperatura. Foram avaliadas a pressão osmótica, o fluxo de filtração e a taxa de recuperação de água no sistema de OR. Com os resultados obtidos, conclui-se que a eficiência de remoção de SDT e condutividade foi de 99%. A UF foi eficiente na remoção de turbidez, enquanto a OR apresentou maiores eficiências de remoção de sais. O sistema piloto de tratamento foi capaz de remover todos os parâmetros estudados. A taxa de recuperação na OR foi de 74,64%.

Introdução

Em muitas partes do mundo, a água do mar tem sido a solução de abastecimento de água para consumos humano, industrial e de irrigação. Com o aumento populacional e o consequente avanço do consumo da água, além dos efeitos das mudanças climáticas na escassez de água doce, a dessalinização de água salgada ou água salobra (AS) pode ser tornar uma alternativa interessante.

Diversos países possuem estações de dessalinização de água com o objetivo de suprir as necessidades de consumo humano. O número de sistemas de dessalinização implantados tem aumentado na região do Mediterrâneo, ao longo da costa da Austrália, na costa oeste dos Estados Unidos e em muitos pequenos estados insulares, como Singapura e Maldivas (WHO, 2011). Globalmente, estima-se que mais de 75 milhões de pessoas em todo o mundo obtenham água doce por meio da dessalinização de água do mar ou AS (KHAWAJI; KUTUBKHANAH; WIE, 2008).

O Brasil também tem estações de dessalinização de água, por exemplo, na ilha de Fernando de Noronha (TAVARES et al., 2009) e em várias comunidades do Semiárido Brasileiro (EMBRAPA, 2013). Considerando a extensão da zona costeira brasileira, percebe-se que esse país tem grande potencial para utilizar essa tecnologia.

Outro fator que agrava o abastecimento de água de regiões costeiras é a intrusão de água do mar na dos rios, principalmente nos períodos de estiagem. Tecnologias de dessalinização que utilizam filtração em membranas, como a osmose reversa (OR), apresentam a vantagem de necessidade de menores áreas de instalação, além de apresentarem custo competitivo de água tratada com processos térmicos tradicionais (KUCERA, 2014).

Com a finalidade de estudar a eficiência de remoção de sais da AS decorrente da mistura da água do mar na do rio, foi instalado e monitorado um sistema em escala piloto para dessalinização de AS, no litoral do Paraná, utilizando ultrafiltração (UF) e osmose reversa (OR).

Na filtração por membranas, ocorre a separação da água em permeado e concentrado ou rejeito. O primeiro é a parte líquida que permeia pela membrana, e o segundo é a porção líquida rejeitada pela membrana com alta concentração de sais, podendo apresentar de duas a dez vezes mais sais em comparação à água de alimentação do sistema (WHO, 2007).

Autores: Juliano Penteado de Almeida, Ana Carolina Barbosa Kummer, Gabriel Carranza, Luiza Cintra Campos, Marcos Rogério Széliga, Miguel Acevedo, Ronald Gervasoni e Giovana Katie Wiecheteck.

 

leia-integra

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS