BIBLIOTECA

Efeito da manutenção e das condições operacionais no desempenho de uma estação de tratamento de esgoto

Resumo

Efeito da manutenção e das condições operacionais  – O trabalho avaliou o desempenho da uma estação de tratamento de esgoto (ETE) por meio de índices de qualidade e confiabilidade. Foram levantados os problemas operacionais/manutenção e realizado análises físico-químicas de amostras para avaliar os tratamentos em um monitoramento de 6 meses. O sistema da ETE é composto por tratamento preliminar, anaeróbio, aeróbio e desidratação de lodo. A ETE passou por diversos problemas, como filtros biológicos inativos, falhas na centrífuga e bombas de recirculação de lodo. Os índices permaneceram com valores abaixo da faixa aceitável, o que evidencia um tratamento ineficiente. Recomenda-se que novas alternativas sejam tomadas na ocorrência de problemas operacionais para que o desempenho não seja afetado e a ETE se torne benéfica do ponto de vista social, sanitário e ambiental.

Introdução

As pesquisas realizadas com o intuito de avaliar o desempenho de estações de tratamento de esgoto se mostram fundamentais no planejamento e projeto de sistemas de tratamento, uma vez que o alcance dos padrões de lançamento está associado com um bom desempenho na tratabilidade do esgoto. Vários fatores podem levar a problemas e instabilidades nos processos que ocasionará efeitos adversos no tratamento do esgoto, pois não existe apenas uma variável responsável pela qualidade do mesmo.

É importante que os processos de tratamento de esgotos sejam avaliados também em relação à análise da qualidade que envolvem diferentes índices e indicadores, fornecendo informações que podem subsidiar a seleção de um determinado sistema de tratamento e permitindo a avaliação do desempenho real de uma ETE, no que se refere ao atendimento aos requisitos legais estabelecidos ou às metas de eficiência definidas durante o projeto (Sampaio; Gonçalves, 1999).

Condições de funcionamento dos equipamentos, além de detalhes de projeto, construção, operação e manutenção, devem ser analisadas de maneira conjunta, para se tentar estabelecer e entender as relações existentes em uma ETE (Cruz; Lima, 2007). Portanto, é de fundamental importância que o funcionamento do tratamento seja acompanhado por um monitoramento que inclua aspectos importantes à operação do sistema.

De acordo com Metcalf e Eddy (2002), novas considerações devem estar presentes ao se operar e projetar estações de tratamento de esgotos: (a) necessidade de otimização de desempenho das estações; (b) programas que visem manutenção e controle operacional; (c) confiabilidade de processos de tratamento e seleção de parâmetros adequados de projeto; (d) controle de odor; (e) estratégias de controle de processo; (f) expansão da capacidade de tratamento e (g) eficiência energética nos processos de tratamentos de esgotos.

O estudo dos diversos fatores que envolvem a qualidade, conformidade e confiabilidade em ETEs, como problemas mecânicos, operacionais e ambientais, bem como problemas de gestão do empreendimento é uma ferramenta poderosa para a gestão ambiental sob vários aspectos: possibilita localizar fontes poluidoras; possibilita identificar fatores de risco; possibilita a tomada de medidas preventivas; e possibilita a tomada de medidas corretivas.

Segundo Da-Hin et al. (2008), devido às inúmeras incertezas presentes no projeto e operação de estações de tratamento, existem alguns riscos de falha que são inevitáveis e as ETEs devem ser projetadas com base em uma medida aceitável de risco ou violação e também projetadas para produzir uma concentração média efluente abaixo dos padrões de lançamento.

Neste sentido, este trabalho sobre o Efeito da manutenção e das condições operacionais em uma ETE é de grande relevância para a área de tratamento de esgotos, uma vez que se propõe a avaliar a confiabilidade de uma ETE, sob diferentes interferências ambientais e operacionais, fornecendo informações reais do desempenho dos processos  unitários. Dentro desse contexto, o trabalho teve como objetivo realizar uma análise do desempenho de uma ETE por meio de índices de qualidade, conformidade e confiabilidade de esgoto e tratamento.

Autor: Hugo Renan Bolzani, Sandro Rogério Lautenschlager, Janaina de Melo Franco Domingos e Caroline Moço Erba Pompei.

Efeito da manutenção e das condições operacionais


LEIA TAMBÉM: ANÁLISE DOS SERVIÇOS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SUBSISTEMA NORTE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE NATAL – RN

ÚLTIMOS ARTIGOS: