BIBLIOTECA

Avaliação de desempenho de estações de tratamento de água: compreender o funcionamento da eta para manter a produção de água segura para consumo humano

Resumo

A avaliação de desempenho de estações de tratamento de água (ETA) é uma ferramenta que permite o diagnóstico atual da ETA e a determinação das condições ótimas de funcionamento. Os resultados da avaliação de desempenho de duas ETA que operam em ciclo completam são apresentados, relacionando a qualidade da água produzida com as características hidráulicas e operacionais de cada ETA. Embora ambas as ETA produzam água com qualidade adequada, foi observado que a ETA I apresentava falhas hidráulicas nas unidades e operação ineficiente da coagulação e retrolavagem, enquanto a ETA II, devido ao maior controle operacional e características hidráulicas adequadas aos valores estabelecidos pela NBR 12216, apresentou maior eficiência no uso dos recursos disponíveis. Foram propostas intervenções estruturais e operacionais na ETA I, de forma a otimizar o uso dos recursos e aumentar a eficiência da estação.

Introdução

O tratamento de água tem como objetivo fornecer água segura para consumo humano, de acordo com o padrão de potabilidade estabelecido em norma do Ministério da Saúde (BRASIL, 2011). O desempenho de uma estação de tratamento de água (ETA) é resultado da escolha adequada da tecnologia de tratamento, de projeto criterioso, bem como de cuidados e controle operacional. No Brasil, critérios de projeto de cada unidade de estações de tratamento de água (ETA) são definidos na norma da NBR 12216/1992 (ABNT, 1992) – ou seja, as principais variáveis e respectivos valores de dimensionamento e bom funcionamento dessas unidades. No entanto, mesmo com um bom projeto, erros de execução, sobrecarga da estação ou outros problemas operacionais (por exemplo, falhas na coagulação) podem comprometer a capacidade da ETA de produzir água com qualidade adequada. Dessa forma, na linha apresentada em CEPIS (2005), a avaliação de desempenho se apresenta como uma ferramenta valiosa que permite o diagnóstico da situação atual de estações e a determinação das condições ótimas de funcionamento Neste trabalho são apresentados resultados da avaliação de desempenho de duas ETAs, se discutindo, fundamentalmente, a importância do conhecimento das reais características operacionais das estações e sua influência sobre a qualidade da água tratada.

Autores: Rafael Kopschtiz Xavier Bastos; Bruno Moreno Ramos da Silva; Pedro Henrique Guerra Alves; Jade Tôrres Guerra de Paula e Frederico Halfeld Clark Gomes.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS