BIBLIOTECA

Avaliação da produção de biogás e potencial energético de lagoa anaeróbia em escala real tratando efluentes de indústria alimentícia de conservas

Resumo

O presente estudo avaliou o potencial de geração de energia a partir do biogás produzido pelo sistema de tratamento anaeróbico de uma indústria de conservas de alimentos de origem vegetal, situada em Blumenau/SC. O sistema de tratamento é composto por duas caixas de areia, uma peneira para retenção de sólidos grosseiros, decantador Dortmund, lagoa facultativa anaeróbia seguida por uma lagoa de polimento em série. Realizaram-se 7 coletas do despejo antes de depois da lagoa anaeróbia para análise de DQO, Sólidos Totais e Sólidos Suspensos. A vazão média registrada pelas coletas foi de 374 m³/dia, variando de 136 m³/dia a 522 m³/dia. A eficiência de remoção de DQO foi calculada em 58,7%, sendo que a média de entrada foi de 2124,0 mg/L e de saída 387 mg/L. O resultado de Sólidos Totais e Suspensos foi bastante variável, chegando a resultados negativos de eficiência na saída da lagoa anaeróbia. A produção de biogás foi estimada e teve média de 146,3 m³ biogás/dia, com composição de 65% de metano. A economia com lenha para a caldeira estimada para uma extrapolação anual foi de 142 m³ de lenha. O potencial de produção de energia elétrica foi estimado em 466,7 kW/dia, que se utilizando no horário de ponta (3h/dia), seria suficiente para suprir totalmente o gasto com o diesel e 91,2% do consumido atualmente da concessionária nesse horário.

Introdução

A alta demanda energética industrial e o aumento na tarifa das distribuidoras justificam o investimento por parte das indústrias em novas tecnologias para abrandar o custo final de operação. Isso, aliado à obrigatoriedade de tratamento dos efluentes e consequente produção de biogás, contribuinte com o efeito estufa, conduzem a uma solução única. A possibilidade de utilização do biogás para fins energéticos é alcançada através de uma boa eficiência no tratamento de despejos, com baixa produção de gases secundários, como gás sulfídrico e alta taxa de conversão da Demanda Química de Oxigênio (DQO). Outro benefício aliado à captura do biogás e melhoria na eficiência do tratamento será a redução da emissão de odores e consequente benefício para as comunidades vizinhas.

O presente trabalho avaliará a quantidade de biogás formado através de uma lagoa facultativa anaeróbia de tratamento de despejo industrial e seu potencial de geração de energia. Pretende-se estudar se o biogás produzido tem qualidade e quantidade suficientes para ser utilizado no local como fonte alternativa de energia. Além do benefício econômico, com a redução nos gastos com a tarifa de energia elétrica, trará também benefícios ambientais, pois evitará a emissão de gases do efeito estufa (GEE), como metano e gás carbônico. Outro importante benefício será social, pois o odor atualmente emanado do tratamento será potencialmente diminuído, evitando descontentamentos por parte das comunidades vizinhas.

A lagoa de tratamento está implantada no parque industrial da Cia Hemmer Ltda. de alimentos em conservas, empresa fundada em 1915 na cidade de Blumenau. Seu principal produto é pepino em conserva, porém são processados muitos outros alimentos, como molho de cachorro quente, chucrute, diversos condimentos, mel, outros vegetais em conserva, etc. Supõe-se que a carga orgânica afluente (de entrada) na lagoa é suficiente para, em condições ótimas de tratamento, gerar uma parcela de metano suficiente para o biogás ser técnica e economicamente viável no aproveitamento energético do mesmo na própria indústria.

O trabalho teve como objetivo geral avaliar o potencial de geração de biogás produzido a partir de uma lagoa de tratamento de efluentes de uma indústria de conservas alimentícias, para fins energéticos. Como objetivos específicos: a) foi realizado o diagnóstico da eficiência do tratamento anaeróbico e estimativa da qualidade e do volume de produção do biogás; b) identificaram-se os arranjos tecnológicos interessantes para o aproveitamento do biogás na indústria; e c) levantaram-se informações para a avaliação da viabilidade técnico-econômica da implementação de um sistema de aproveitamento do biogás energeticamente.

Autores: Alexia Cristina Ruediger; Carolina Bayer Gomes Cabral e Paulo Belli Filho.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS