AXI AMBIENTAL ENTREGA MAIS UMA ETA COMPACTA
Com capacidade para 60m3/h e instalada no estado do Paraná, essa é a quinta Estação de Tratamento de Água que entregamos para o mesmo grupo de laticínios.
Esse resultado comprova a confiança em nossa empresa, onde buscamos entregar excelência em todas as etapas do atendimento.
SOBRE A ETA COMPACTA ABERTA DA AXI AMBIANTAL
Aplicação:
Indicada na clarificação de águas superficiais de rios, lagos e poços, que apresentam elevadas variações na qualidade de água bruta. A finalidade deste equipamento é a remoção de sólidos em suspensão e sedimentáveis, gerando água potável para o abastecimento público ou industrial.
Estrutura:
- Aço carbono SAE 1010/1020. Tratamento de superficie e pintura anticorosiva especial para potabilidade.
- Aço inoxidável AISI 304.
Funcionamento:
Coagulação e mistura rápida:
Objetiva neutralizar as partículas coloidais possibilitando a formação de flocos. A água proveniente da captação passa pelo sistema de dosagem com os reagentes, e segue ao misturador hidráulico onde é aumentada a dispersão. Este procedimento otimiza o consumo dos produtos químicos reagentes.
Câmara de floculação:
Neste processo ocorre a aglomeração das partículas coaguladas formando flocos mais densos e com maior volume tornando a decantação posterior mais eficiente.
Possui um ou mais agitadores mecânicos tipo palhetas com baixo gradiente de velocidade.
Câmara de decantação:
Nesta etapa ocorre a separação da água e dos flocos que com tempo reduzido, consegue-se uma redução na capacidade volumétrica do tanque onde a água residual esta muito carregada pela diferença em sua densidade.
Os flocos em suspensão, pelo fluxo ascendente, colidem com os perfis de decantação de inclinação variável, e descem até a o fundo do tanque. Descargas automáticas programadas descartam o lodo no canal de descarte.
A água já livre da presença de sólidos pesados é coletada na calha e encaminhada até a câmara de filtração
Câmara de filtração:
Do tipo ascendente a retenção de partículas sólidas se dá pela passagem em leito filtrante com sentido de porosidade decrescente das camadas de areia sendo a retenção das partículas em forma progressiva tornando o aproveitamento do leito mais eficiente. Este procedimento aumenta a área de filtração e velocidade.
A lavagem do sistema é feita de baixo para cima fluidizando o leito e fazendo com que as partículas se desprendam e sejam retiradas.
Sobre a AXI AMBIENTAL
A AXI Ambiental foi fundada em 2011 para atuar no ramo de sistemas saneamento, tratamento de águas e efluentes. As bases sólidas são formadas pelo nosso time de engenheiros e projetistas que possuem vasto conhecimento dos equipamentos fabricados, garantindo qualidade e robustez necessária que o setor exige.
Consulte nossos Especialistas!
(51) 3587-4259
Fonte: AXI Ambiental