BIBLIOTECA

Aquisição estratégica da Veolia amplia oferta no setor de resíduos perigosos para indústrias agroquímica, química e petroquímica

Aquisição estratégica da Veolia amplia oferta no setor de resíduos perigosos para indústrias agroquímica, química e petroquímica

Veolia adquire uma das maiores e mais avançadas plantas de incineração de resíduos industriais perigosos da América Latina

  • Veolia reforça sua liderança em soluções ambientais industriais no Brasil, onde o Grupo é pioneiro em tecnologias de tratamento de resíduos
  • A legislação sobre resíduos perigosos está avançando e, como resultado, houve um aumento na demanda por serviços de tratamento especializado em setores como agroquímicos, químicos, petroquímicos, mineração, farmacêuticos e cosméticos

A Veolia, líder global em gestão integrada de água, resíduos e energia, anuncia a conclusão da aquisição da EcoVital, empresa brasileira sediada em Sarzedo, Minas Gerais, especializada no tratamento térmico de resíduos industriais perigosos (Classe I). Com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a Veolia incorpora às suas operações uma das maiores e mais modernas plantas de incineração da América Latina, ampliando sua presença em mais um estado no Brasil.

Inaugurada em 2014, a planta possui alta capacidade de processamento de 48.200 toneladas por ano e utiliza tecnologia de ponta e rígidos controles ambientais, incluindo um sistema de neutralização seca para efluentes gasosos que assegura alta eficiência e segurança. A Veolia assume imediatamente as operações, integrando 50 colaboradores ao seu quadro de funcionários, e mantém o compromisso de preservar a excelência operacional e investir em inovações que promovam a sustentabilidade e a segurança em diversos setores industriais, como as indústrias agroquímica, química e petroquímica.

Esta aquisição representa um movimento estratégico para a empresa, permitindo expandir sua atuação no mercado brasileiro de incineração, oferecendo serviços de tratamento de resíduos perigosos e reforçando sua posição como principal fornecedora de soluções ambientais abrangentes para órgãos públicos e a indústria nacional.

A Veolia é líder mundial no tratamento de resíduos perigosos, operando 57 plantas de incineração globalmente. Em 2024, essas instalações processaram a incineração de 1,76 milhão de toneladas de resíduos industriais e hospitalares perigosos.

“Nos últimos cinco anos, a Veolia dobrou suas operações por meio de crescimento orgânico e aquisições no Brasil, entregando valor econômico, ambiental e social significativo para empresas e comunidades locais. A aquisição é um marco importante em nossa estratégia de crescimento tanto no Brasil quanto na América Latina, agregando tecnologia essencial para o tratamento dos resíduos industriais mais sensíveis”, afirmou Pedro Prádanos, CEO da Veolia no Brasil.

“Com essa iniciativa, a Veolia reafirma seu crescimento em despoluição, alinhada ao plano estratégico GreenUp 24-27. A unidade neutraliza componentes perigosos ao eliminar ou reduzir o volume de resíduos, diminui as emissões de poluentes, atende às rígidas normas ambientais e assegura aos clientes a remoção de passivos ambientais”.

Com este novo ativo, a Veolia contribuirá significativamente com os setores agroquímico, químico e petroquímico, oferecendo:

  • Destruição segura e total de contaminantes complexos: a incineração de alta temperatura é uma solução ambientalmente segura e em conformidade regulamentar para a eliminação de riscos associados à destruição térmica de resíduos complexos e perigosos, como produtos corrosivos, inflamáveis e solventes tóxicos, garantindo o mais alto grau de segurança e alinhamento com as melhores práticas internacionais do segmento.
  • Solução definitiva para passivos ambientais: a incineração de resíduos é a solução ideal para a destruição de materiais não recicláveis, pois seu processo garante a descaracterização e inertização dos resíduos, ao mesmo tempo que assegura sua rastreabilidade e oferece aos clientes a isenção de passivos ambientais.
  • Eficiência e redução de impactos: a usina emprega tecnologia de ponta e um moderno laboratório de controle e processos, assegura a otimização da combustão e o estrito cumprimento da legislação ambiental vigente, garantindo não só a redução de volume e massa dos resíduos, mas também a minimização do risco de passivos ambientais futuros.

SOBRE A VEOLIA

O grupo Veolia tem o objetivo tornar-se a companhia referência para a transformação ecológica. Presente em cinco continentes, com 215.000 funcionários, o Grupo projeta e implementa soluções úteis e práticas para a gestão de água, resíduos e energia, que contribuem para uma mudança radical da conjuntura atual. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a desenvolver o acesso aos recursos, a preservar os que temos disponíveis e a renová-los. Em 2024, o grupo Veolia forneceu água potável para 111 milhões de pessoas e saneamento básico para 98 milhões, produziu 42 milhões de megawatts-hora de energia e tratou 65 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou uma receita consolidada de 44,7 bilhões de euros em 2024.


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS