BIBLIOTECA

Análise da eficiência do tratamento de esgoto por zona de raízes na remoção de nutrientes

Resumo: Baseando-se no grande número de residências e seus resíduos de esgoto, notou-se uma grande preocupação quanto à questão de tratamento das redes de esgoto. Uma vez que não se dê o devido tratamento, alguns problemas como a eutrofização de corpos hídricos podem ocorrer, desencadeando assim, um possível desequilíbrio ecológico, e uma grande deteriorização da biota aquática. Considerando isso, com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da prática da tecnologia do tratamento utilizando-se a zona de raízes, o presente trabalho visa uma avaliação comparativa de diferentes formas de tratamento de efluentes doméstico, sendo uma análise feita a partir da coleta do efluente tratado em uma empresa de saneamento básico, que utiliza o reator anaeróbio de leito fluidizado (RALF), e o segundo ponto da coleta para análise foi na Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, onde se faz tratamento através de zona de raízes. As coletas foram encaminhadas para a análise em laboratório para posterior comparação da eficiência de tratamento. As análises encontram-se anexas no fim deste Artigo.

Introdução: Segundo o IBGE(2012), o Brasil possui aproximadamente 68,2 milhões de domicílios, sendo que desses domicílios apenas 57,1% possuem coleta de rede de esgoto. Logo, quando não se faz o tratamento apropriado dos efluentes gerados desses domicílios, pode-se ocorrer a eutrofização dos corpos hídricos e desencadeando o equilíbrio ecológico e a deterioração da biota aquática. Além dos problemas ambientais gerados, destacam-se os problemas gerados para saúde pública e a economia da região (Abrantes, 2009). Com esses problemas, aumenta-se a importância de criação de tecnologias para minimizar os impactos gerados, pela falta de saneamento e melhoria da qualidade de vida da população. Utilizandose a tecnologia da zona de raízes que tem se saído uma alternativa com resultados positivos e já aplicada em vários países, e em vários locais desde pequeno porte a grandes geradores de efluentes, e tendo seu custo baixo e a fácil operação e manutenção se tornam fatores favoráveis para a utilização dessa tecnologia (Oliveira, 2010). Os dados da pesquisa encontram-se detalhados no texto deste trabalho, o qual foi organizado em três seções, além desta introdução e das conclusões finais. A primeira traz as fundamentações teóricas para a pesquisa. Em seguida, a seção dois retrata a metodologia do trabalho. Por último, a seção três contém as análises e a discussão dos resultados levantados, a partir das coletas e dos efluentes analisados no laboratório.

Autores: ELSA DAIANA CORREA MOREL; OTÁVIO AUGUSTO BARBOSA; PATRICIA BIONDO; GUILHERME MIGLIORINI e RAFAEL RICK NIKLEVICZ.

Leia o estudo completo: analise-da-eficiencia-do-tratamento-de-esgoto-por-zona-de-raizes-na-remocao-de-nutrientes

ÚLTIMOS ARTIGOS: