A água é um dos recursos naturais essenciais à vida humana e ao equilíbrio dos ecossistemas.
Por isso é fundamental cuidar muito bem de suas reservas e fontes, garantindo sua existência para toda a sociedade e para as gerações futuras. Quando falamos em água, é muito comum pensar somente nos reservatórios aquáticos que podemos ver, como os rios, os lagos, as lagoas etc. Mas é imprescindível lembrar que, sob os nossos pés, existe também uma fonte enorme de recursos hídricos, a que chamamos de águas subterrâneas.
Essas são encontradas nos aquíferos, importantes reservatórios de água no subsolo, e que são responsáveis pelo armazenamento da maior parte da água doce disponível para o consumo humano. Os aquíferos do estado de São Paulo abastecem quase metade do território estadual, o que ressalta a importância da água subterrânea para a manutenção da saúde e bem estar da população paulista.
Conhecer os aquíferos é um passo fundamental para protegê-los. Ações de proteção estão sendo implementadas à medida que novos conhecimentos são gerados, mas é preciso difundi-los e divulgá-los para ampliar os esforços na proteção deste recurso. Tendo isso em vista, a Secretaria do Meio Ambiente lançou o Caderno de Educação Ambiental “As Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo”, que tem como objetivo conscientizar a sociedade de sua existência e importância e buscar no leitor um parceiro na proteção desse recurso natural vital. Portanto, contamos com você para ajudar a disseminar esse conhecimento e para preservar esse recurso natural tão rico e importante à nossa vida.
OInstituto Geológico possui um longo histórico na produção de pesquisa na área da hidrogeologia, sempre buscando subsidiar a gestão e promover a proteção das águas subterrâneas do Estado de São Paulo. Os estudos desenvolvidos até o momento permitiram adquirir um conhecimento sobre os aquíferos do Estado de São Paulo e conquistar o reconhecimento de seu trabalho junto às diversas instituições que atuam no setor, com os quais o Instituto Geológico sempre teve experiências positivas de trabalho conjunto.
Um dos exemplos de sucesso de projeto foi o que resultou no Mapa de Vulnerabilidade e Risco de Poluição das Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo, finalizado em 1997 e desenvolvido em parceria com a CETESB e o DAEE. Os resultados deste projeto subsidiaram, e ainda subsidiam, a priorização de estudos e pesquisas em áreas identificadas como críticas quanto ao risco potencial de poluição das águas subterrâneas. O exemplo mais recente de sucesso foi a parceria com o DAEE, IPT e CPRM, que resultou na publicação do Mapa de Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo.
A finalização deste produto, juntamente com a implantação do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos, o qual o Instituto Geológico teve a satisfação de coordenar, motivou a elaboração deste Caderno. O objetivo é divulgar para o público em geral, informações sobre os aquíferos paulistas, em uma linguagem simples e acessível, buscando trazer o leitor como um parceiro na proteção da água subterrânea e reforçando as ações governamentais. O Instituto Geológico sempre se esforçará na produção de conhecimento para subsidiar a proteção das águas subterrâneas, um recurso cada vez mais importante no abastecimento da população e no desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo.
Autor: Ricardo Vedovello