BIBLIOTECA

Águas subterrâneas 2022: tornando o invisível visível – Relatório de Desenvolvimento Mundial da ONU

Resumo

Águas subterrâneas 2022 – Representando aproximadamente 99% de toda a água doce líquida da Terra, as águas subterrâneas tem o potencial de fornecer às sociedades enormes benefícios  e oportunidades, tanto econômicos, sociais  quanto  ambientais. Água subterrânea já fornece metade do volume de água retirada para uso doméstico pela população global, incluindo a água potável para a grande maioria da população rural, que não possui abastecimento público de água ou de sistemas de abastecimento privados e, ainda, cerca de 25% de toda a água retirada é para irrigação. No entanto, esta recurso natural é muitas vezes mal compreendido e, consequentemente, desvalorizado, mal administrado e até mesmo abusado. A água subterrânea é fundamental para a luta contra a pobreza, a segurança alimentar e hídrica, a criação de empregos, para o desenvolvimento socioeconômico e para a resiliência das sociedades e economias às mudanças climáticas. A dependência das águas subterrâneas só aumentará, principalmente devido à crescente demanda de água por todos os setores, combinado com a crescente variação nos padrões de chuva. O relatório descreve os desafios e oportunidades associados ao desenvolvimento, gestão e governança das águas subterrâneas em todo o mundo. Tem como objetivo estabelecer uma compreensão clara do papel que as águas subterrâneas desempenham na vida diária, de suas interações com pessoas e das oportunidades para otimizar seu uso, visando garantir, a longo prazo, a sustentabilidade deste recurso amplamente disponível, porém frágil. Desbloquear todo o potencial das águas subterrâneas exigirá esforços fortes e concentrados para gerenciá-lo e usá-lo de forma sustentável. E tudo começa por tornar visível o invisível.

Introdução

O objetivo desta edição do Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água das Nações Unidas (WWDR 2022 – Águas subterrâneas 2022) é destacar as águas subterrâneas, chamando a atenção para seus papéis específicos, desafios e oportunidades no contexto do desenvolvimento de recursos hídricos, gestão e governança em todo o mundo.

No contexto da crescente escassez de água em muitas partes do mundo, o vasto potencial de subterrâneas e a necessidade de gerenciá-las com cuidado não podem mais ser negligenciadas.

Os múltiplos serviços oferecidos pelas águas subterrâneas

A capacidade dos sistemas de águas subterrâneas para oferecer vários serviços depende de sua localização geográfica. propriedades e variáveis ​​e, é dinamicamente influenciada por processos naturais e humanos em andamento.

Esses serviços incluem:

  • serviços de abastecimento, que permitem que as águas subterrâneas sejam retiradas para fins de uso (humano) de água;
  • serviços regulatórios, que refletem a capacidade tampão dos aquíferos de regular os regimes de quantidade e qualidade dos sistemas de águas subterrâneas;
  • serviços de apoio nos quais ecossistemas dependentes de águas subterrâneas (GDEs) e outras características ambientais relacionadas com as águas subterrâneas; e
  • serviços culturais ligados a atividades de lazer, tradição, religião ou valores espirituais, que estão associados a locais específicos e não a aquíferos.

A água subterrânea oferece uma série de oportunidades adicionais, como a expansão geotérmica para geração de energia, aumentando o armazenamento para melhorar a segurança hídrica e adaptando-se aos impactos das mudanças climáticas.

Os desafios

O esgotamento do armazenamento de água subterrânea ocorre quando a descarga excede a recarga. Embora variação do clima e as  mudanças climáticas possam desempenhar um papel, a maioria dos casos de esgotamento do armazenamento de água subterrânea, a longo prazo, se dá pela extração intensiva de água do aquífero. A taxa de esgotamento global do armazenamento de água subterrânea agregada é considerável: para o início do presente século, as estimativas são, em sua maioria, entre 100 e 200 km³/ano (representando cerca de 15 a 25% do total de captação de águas subterrâneas).

A poluição das águas subterrâneas reduz a adequação das águas subterrâneas captadas para fins de consumo e também afeta os ecossistemas dependentes das águas subterrâneas. Existem muitas fontes de poluição antropogênica das águas subterrâneas: a maioria delas está localizada na superfície terrestre, ou perto dela, mas várias outras fontes injetam poluentes no subsolo em maior profundidade abaixo da superfície. A poluição agrícola é generalizada, é uma fonte que muitas vezes inclui grandes quantidades de nitrato, pesticidas e outros agroquímicos. A poluição das águas subterrâneas é um processo praticamente irreversível: uma vez poluídas, as zonas aquíferas tendem a ficar com água poluída.

Autor: © UNESCO 2022. Este relatório “Águas subterrâneas 2022” é publicado pela UNESCO em nome da ONU-Água.

Águas subterrâneas


LEIA TAMÉM: FATOS INCRÍVEIS SOBRE O AQUÍFERO GUARANI, UM DOS MAIORES DO MUNDO!