BIBLIOTECA

3 razões pelas quais o investimento sustentável é crítico

Investimento sustentável

Investir de forma sustentável significa investir na próxima economia

Investimento sustentável
Investimento sustentável

Investimento sustentável – Há um desenho animado ao qual me refiro com frequência – geralmente quando estou dando palestras sobre investimentos sustentáveis. É uma ilustração de um homem em um terno rasgado, no que parece ser um cenário pós-apocalíptico. Ele está sentado ao redor da fogueira com três crianças e dizendo: “Sim, o planeta foi destruído. Mas, por um belo momento, criamos muito valor para os acionistas.”

A realidade é que precisamos reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa para chegar o mais próximo possível de zero bem antes do ano de 2050, caso contrário, esse cartoon se tornará realidade. Uma das maneiras mais simples de fazer a sua parte é investir com responsabilidade. Seguem três razões pelas quais o investimento sustentável é fundamental.

1-Não podemos continuar com os negócios como de costume

O exemplo acima é a realidade do paradigma business-as-usual e o motivo pelo qual dediquei minha carreira a ajudar investidores a transformar seus portfólios para serem mais ecológicos e socialmente responsáveis. Precisamos abrir nossos olhos e perceber que não podemos continuar a poluir nosso ar e nossa água, esgotar nossos recursos limitados, tratar as pessoas como mercadorias e ainda deixar um mundo próspero para nossos filhos e netos.

Infelizmente, o trem da mudança climática já saiu da estação. Já começamos a experimentar tempestades, secas e incêndios florestais intensificados que estão ligados a um mundo em aquecimento. Devemos mudar a forma como fazemos negócios, e boa parte disso está mudando a forma como investimos. Desinvestir de combustíveis fósseis e, em vez disso, comprar empresas de energia renovável. Invista em uma economia eletrificada de faixas de indução para veículos elétricos para aquecimento e ar condicionado. E essa mudança deve ser encarada como uma oportunidade e não como uma imposição de um determinado conjunto de valores. É o que precisamos fazer para enfrentar a crise existencial que é a mudança climática.

2-Existem oportunidades de crescimento

Investir de forma sustentável significa investir na próxima economia. Os investimentos e índices tradicionais investem onde a economia esteve – o que chamo de ‘investimento no espelho retrovisor’. Investimento sustentável é investir em oportunidades para fazer a transição da economia para uma mais sustentável; aquele que valoriza recursos preciosos e não hipoteca o futuro desperdiçando recursos no presente. O investimento sustentável é investir proativamente em soluções para tornar o mundo um lugar melhor e mais resiliente.

3-ESG simplesmente não resolve

O investimento ESG (Ambiental, Social, Governança) concentra-se em quantificar esses três aspectos de uma determinada empresa. Esta é uma parte importante da “devida diligência aprimorada”, e esse estilo de investimento cresceu tremendamente nos últimos anos. Embora seja muito importante saber o máximo possível sobre uma empresa, especialmente do ponto de vista do dever fiduciário, quantificar essas informações não é suficiente.

As grandes firmas de investimento de Wall Street têm efetivamente feito greenwashing nos investimentos ESG. Por exemplo, eles pegam um índice de investimento tradicional e se baseiam em métricas ESG e chamam o portfólio de “sustentável”. A realidade é que esses portfólios não são realmente sustentáveis, são simplesmente um portfólio menos ruim. Para fazer mudanças reais e duradouras, um portfólio deve incluir soluções, não apenas uma alocação menor de uma grande empresa de combustíveis fósseis, que é o que muitos desses grandes fundos fazem. As métricas ESG podem contribuir para a criação de um portfólio sustentável como parte de um processo aprimorado de due diligence, mas não são um portfólio final.

Fonte: forbes

Autor: Peter Krull

Traduzido e adaptado: Flávio H. Zavarise Lemos


LEIA TAMBÉM: CONGRESSO DA ABES 2023: ESG SERÁ DESTAQUE NO MAIS IMPORTANTE EVENTO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO BRASIL

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS