Produção de água de reúso para fins industriais
Foi publicado no dia 30 de setembro, no Diário Oficial do Estado (DOE), Diário Oficial da União (DOU) e mídia impressa, o edital de subconcessão destinada à construção, operação e manutenção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com a finalidade da produção de água de reúso para fins industriais após passar por consulta pública e ser aprovado por unanimidade pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado, Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória – Comdevit, pela Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado de Saneamento,Habitação e Desenvolvimento-Sedurb, Tribunal do Estado, Ministério Público e demais órgãos competentes,nos últimos meses. O leilão será realizado em 15 de dezembro de 2022, na B3.
A modelagem da concessão do projeto foi elaborada através de PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), conduzido e administrada pela CESAN, com a assessoria da estruturadora Fineggi Capital Serviços Financeiros Ltda. que liderou os estudos junto ao escritório Dal Pozzo Advogados e engenheiros do centro de estudos de água de reúso da USP.
Os envelopes deverão ser entregues até 05/12/2022 e serão abertos em sessão pública agendada para 15/12/2022. Empresas interessadas em participar da licitação pública internacional, em 15 de dezembro de 2022, para subconcessão destinada à construção, operação e manutenção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com a finalidade da produção de água de reuso para fins industriais já podem acessar o edital,e documentos no link da B3 : https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/leiloes/licitacoes-e-alienacoes/operacoes/em-andamento-e-anteriores/ e Cesan http://portal-de-compras.sistemas.cesan.com.br/licitacao/970.A consulta pública contou com 57 participantes e as respostas aos questionamentos e demais arquivos e o projeto teve atualizações com base em recomendações do Tribunal de contas do estado.
LEIA TAMBÉM: SANASA E AEGEA VÃO EXPLORAR ÁGUA DE REÚSO EM CAMPINAS
O projeto que será executado prevê a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de produzir até 200 l/s de água de reúso para fins industriais, estação elevatória de esgoto bruto e da rede de recalque de Camburi até o Polo Industrial Serra e realizar a desativação e aterro das lagoas da ETE de Camburi.
O investimento a ser realizado para as obras é da ordem de R$ 150 milhões. O início das obras está previsto para 2023 e o prazo de execução será 36 meses. A ação do Governo do Estado, por meio da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento), beneficiará pelo menos 150 mil moradores dos bairros da zona norte de Vitória, além de seis bairros da Serra, Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima. Para viabilizar as obras que permitirão a utilização de água de reuso de esgoto sanitário para fins industriais a Companhia firmou acordo com a empresa ArcelorMittal Tubarão, que será a usuária final do contrato de offtake.
O objetivo do projeto é auspicioso: quando o projeto alcançar a eficiência de tratamento de 200l/s, a CESAN passará a economizar bilhões de litros de água bruta que, hoje, são consumidos para suprir a demanda do setor industrial por água para fins outros que não o consumo humano. Dentro dos parâmetros estudados pela ONU, trata-se de um importante salto na gestão racional dos recursos hídricos: deixa-se de onerar o ciclo de captação de água bruta para favorecer o reuso de água proveniente do tratamento de esgoto.
Por: Luciana Nazar
[email protected]
www.fineggicapital.com.br
55-11-97211-0047
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: HUB DE HIDROGÊNIO VERDE VAI POTENCIALIZAR A ECONOMIA DO CEARÁ
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: OFICINA PARA DEBATER GESTÃO EFICIENTE DAS ÁGUAS DA BACIA DO RIO DOCE