NOTÍCIAS

AEROSTRIP – Aplicação em processo IFAS (Integrated Fixed-film Activated Sludge)

AEROSTRIP

Tecnologias Modernas e Sustentáveis no Tratamento de Águas Residuais: O Caso da ETE Geiselbullach

É cada vez mais exigente, no plano global, a implantação de tecnologias mais modernas sendo utilizadas no tratamento de águas residuarias. Como exemplo, a busca firme por tecnologias e processos de tratamento que possam contribuir com menores custos operacionais, menor consumo energético, entre outras.

A seguir, é apresentado a situação de uma ETE em operação desde 2000, que necessitando ter sua capacidade de tratamento aumentada, implantou o processo de lodos ativados na modalidade IFAS – Filme Fixo Integrado (do inglês Integrated Fixed-film Activated Sludge)

A planta de tratamento de aguas residuais do distrito de Geiselbullach, próximo de Munique, atende hoje uma população de 300.000 habitantes, operando com uma vazão de 370 l/s.
A tecnologia AEROSTRIP® foi selecionada em 2014 para prover a necessária oxigenação e mistura da massa biológica no tanque de aeração, através de 600 difusores modelo Q2.0

O IFAS é uma abordagem de tratamento híbrida que combina crescimento biológico aderido com crescimento biológico em suspensão. Uma mídia de suporte sólida é imersa no tanque de aeração na qual o crescimento biológico também ocorre em suspensão.

A mídia então fornece uma superfície para o crescimento de biomassa aderida.

Esta combinação de fatores crescimento biológico aderido e o crescimento biológico suspenso é um sistema mais eficiente de tratamento de águas residuais porque há um aumento no volume da biomassa ativa geral rm determinado sistema.

Na ETE Geiselbullach em particular, os módulos IFAS utilizados são formados por mídias têxteis suspensas, montadas numa série de blocos estruturais, apoiados no fundo do tanque.

E, localizados abaixo dos módulos IFAS, estão localizados os difusores AEROSTRIP®, em operação desde 2014, provendo constante economia de energia elétrica devido sua elevada eficiência na transferência de oxigênio, sem necessidade de manutenção.

Abaixo, outro exemplo de aplicação dos difusores AEROSTRIP® nos processos IFAS.

Abaixo, uma visão geral do tanque de aeração, com o sistema IFAS em operação com os difusores AEROSTRIP® em operação regular desde 2014.

Ainda, como suporte à grande economia de energia elétrica requerida e comprovadamente obtida nesta planta de tratamento, está em funcionamento a tecnologia BINDER® para o controle adequado do ar soprado, para os vários tanques de aeração, o que se traduz no menor nível de Oxigênio Dissolvido necessário para atender às demandas de remoção da DBO e Nitrogênio Amoniacal. Menor nível de OD implica um menor consumo de ar soprador com igualmente menor consumo de energia elétrica.

Desde 2022, não é sem razão, que a Comissão Europeia quer tornar o ambiente mais limpo com uma nova diretiva relativa às águas residuais. As estações de tratamento de esgoto deverão implementar as novas regras.

As estações de tratamento de águas residuais devem tornar-se, no futuro, neutras em termos energéticos. Isto deverá obrigar os operadores de estações de tratamento de águas residuais a trabalhar de forma neutra em termos energéticos. Isto significa: eles próprios têm de gerar a energia que consomem e reduzir o consumo de energia da planta – por exemplo, utilizando o lodo do esgoto para gerar gás em digestores e, mais tarde, eletricidade em cogeradores.

A otimização do processo de aeração como o maior consumidor de energia é essencial para atingir esse objetivo, usando sistemas avançados de controle de aeração com controle de válvula inteligente, baseado na concentração dinâmica de OD dependente da carga, controle MOV/MIV da pressão da tubulação, além de difusor e soprador altamente eficientes.

Em combinação com a digestão do lodo de esgoto, resultará em 85-90% de auto-abastecimento de eletricidade. Para reduzir a diferença para 100%, também pode ser utilizada energia solar e eólica. Como opção, os resíduos sólidos biologicamente tratáveis ​​provenientes de habitações, gorduras provenientes de matadouros e outros resíduos industriais orgânicos podem ser tratados para aumentar a taxa de produção de biogás.

Além disso, estações de tratamento de esgoto maiores deveriam ser obrigadas a instalar uma quarta etapa de purificação. O objetivo é remover microplásticos ou resíduos de produtos farmacêuticos da água.

Naquela que é de longe a maior estação de tratamento de esgoto do distrito em Geiselbullach, as pessoas estão relativamente calmas quanto aos planos da comissão.

Milhões para inovações

Também ainda não está claro qual implementação técnica será escolhida para a remoção de micropoluentes. Antes da crise energética, a variante com o tratamento com ozônio foi favorecido, diz Mösl. Mas eles consomem muito eletricidade. É por isso que o tratamento de águas residuais com carvão ativado é agora a solução favorita. Mas nada foi decidido ainda.

Fonte: merkur.de

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: