NOTÍCIAS

USP poderá ter unidade do Instituto Max Planck no campus de São Paulo em 2024

USP poderá ter unidade do Instituto Max Planck no campus de São Paulo em 2024

A proposta é que o novo centro a ser instalado na USP desenvolva pesquisas na área de saúde do planeta

USP poderá ter unidade do Instituto Max Planck no campus de São Paulo em 2024

A USP está em tratativas para a instalação de uma unidade do Instituto Max Planck no campus de São Paulo, em 2024. O Instituto é reconhecido como uma instituição de ponta no campo da pesquisa científica e tecnológica. O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, se reuniu hoje, dia 29 de setembro, com o presidente da Sociedade Max Planck, Patrick Cramer, para discutir o tema, em Munique, na Alemanha.

A Sociedade Max Planck coordena 85 instituições na Alemanha e no exterior que desenvolvem pesquisa básica nas áreas de ciências da vida, ciências naturais e ciências sociais e humanas.

Carlotti explica que o centro a ser instalado na USP deverá ser voltado para o tema saúde do planeta. Segundo ele, pesquisadores das duas instituições irão trabalhar  na proposta a ser apresentada em fevereiro do próximo ano, a qual deverá contar com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Na Universidade, o projeto será liderado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

O encontro do reitor com o presidente do Instituto Max Planck faz parte da programação da missão internacional que o dirigente da USP está desenvolvendo junto à Alemanha e à França para assinar convênios e discutir novas oportunidades de parceria.

Na próxima terça-feira, dia 3 de outubro, será assinado o convênio com o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês), principal instituição pública de pesquisa da França, para a criação de um Centro Internacional de Pesquisa com sede na USP.

“Acredito que seja um novo período de internacionalização da USP. As oportunidades estão se abrindo, por exemplo, com a possibilidade de oferecer disciplinas de graduação conjuntas, a implantação de duplos diplomas na pós-graduação sem a obrigação de o aluno sair do Brasil, a vinda de professores europeus e, finalmente, a criação de laboratórios com financiamento conjunto, com cientistas europeus desenvolvendo parte de suas carreiras no Brasil”, explicou o reitor.

No início da próxima semana, o reitor também assinará um convênio de duplo diploma envolvendo a Universidade de Lyon e a Faculdade de Direito (FD), com a possibilidade de estender o programa para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

Fonte: Jornal da USP


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: 34º ENCONTRO TÉCNICO/FENASAN 2023 E WASTE EXPO BRASIL: PALESTRA DE ABERTURA SERÁ DE NATÁLIA RESENDE, SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE, INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ENTIDADES SE UNEM POR POLÍTICA INDUSTRIAL PARA HIDROGÊNIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS