BIBLIOTECA

Reaproveitamento de águas pluviais

Reaproveitamento de águas pluviais

Reaproveitamento de águas pluviais

Os principais aspectos sobre aproveitamento da água da chuva no Brasil e no mundo são descritos e discutidos no presente artigo, sempre sob a ótica do reuso e conservação da água.

São apresentados os arranjos mais comumente adotados para coleta e aproveitamento da água da chuva e são expostas as metodologias mais utilizadas para o dimensionamento dos reservatórios.

Aspectos de qualidade e quantidade da água, além de da viabilidade técnica e econômica da adoção destes sistemas são também abordados. Conclui-se que o uso de sistemas de aproveitamento da água da chuva pode configurar uma alternativa viável para conservação e valorização do uso da água, combatendo situações de carência, em aplicações residenciais, industriais e comerciais.

A água é essencial para toda vida no planeta. Embora cerca de 75% da superfície terrestre seja composta por água, apenas uma pequena parcela é de água potável: conforme Ward e Robinson (1990), cerca de 97,4% deste total é composto por água salgada, quase 2% é de gelo e neve e apenas 0,67% corresponde a água doce (incluindo águas subterrâneas e fontes superficiais). Esse cenário é ainda mais grave quando é levada em consideração a má distribuição espacial e temporal da água doce no planeta e, ainda, a contaminação crescente dos mananciais.

Em conseqüência, a água hoje é tratada como um recurso finito renovável e um bem econômico. De acordo com dados oficiais (WHO, 2003), cerca de mais de um bilhão de pessoas no mundo sofrem com a indisponibilidade de água tratada para alimentação e para sua higiene pessoal. Cerca de mais de 1,8 bilhão de pessoas não dispõem de serviços de saneamento básico e em muitas áreas urbanas o número de habitantes sem acesso ao saneamento tem crescido junto com o crescimento populacional. Muitos países que enfrentam carência de água potável freqüentemente têm o problema agravado por falta de precipitação, poluição dos aqüíferos e alta densidade populacional.

Fonte: Boletim do Saneamento


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS