BIBLIOTECA

Geração de energia elétrica através do uso do biogás produzido no biodigestor do IFRN campus Apodi

Resumo

Com os avanços tecnológicos atrelados com o crescimento populacional, proporcionou uma grande demanda energética no planeta. Problemas enfrentados nos últimos anos pelo fornecimento energético do Brasil impulsionaram a necessidade de diversificar a sua matriz energética nacional. Além disso, o setor rural é um dos mais afetados com essa carência, que muitas vezes é provocada pelo afastamento dos centros de distribuição de eletricidade. Porém, os resíduos de biomassa é uma fonte de energia disponível e renovável, apesar de causar sérios problemas ambientais quando não gerenciados. Uma alternativa para minimizar essa problemática é a utilização da biodigestão na produção de biogás. Este estudo teve como objetivo utilizar o biogás produzido no biodigestor modelo indiano instalado para tratar os dejetos suínos da pocilga na Fazenda Escola do IFRN-Campus Apodi para geração de energia elétrica. Para isso, foi necessário realizar adaptações em um motor-gerador afim de que fosse possível substituir o combustível convencional pelo o biogás. O biogás produzido foi tratado com solução NaOH a 10% e filtros de sílica e limalha de ferro. Variáveis como o consumo, potência e produção energética foram analisadas e comparadas com outros combustíveis a gasolina e butano. Dentre os principais resultados, percebeu-se que os rendimentos energéticos foram satisfatórios no que se diz respeito à produção de eletricidade. Além disso, os estudos mostraram que a tecnologia avaliada contribui com a preservação do meio ambiente e pode ser aplicada em áreas rurais em que a problemática do fornecimento e tarifas de energia elétrica são mais evidentes.

Introdução

Com os avanços tecnológicos juntamente com o crescimento da população do planeta resultaram em uma grande demanda energética na atualidade. Além do mais, o uso em larga escala de fontes existentes como o petróleo tem provocado uma série de impactos ambientais e social no mundo. Com isso, o surgimento de novas tecnologias na produção das chamadas energias renováveis tem ganhado ênfase no cenário nacional. (SILVA e CAVALIERO, 2014).

O setor rural é um dos mais afetados no país com essa indisponibilidade energética, pois sofre com a precariedade do fornecimento energético ou acesso a essas tecnologias na geração de eletricidade. Contudo, as áreas rurais apresentam um grande potencial energético a ser explorado, visto que, nele podem ser implantadas diversas tecnologias limpas que buscam atender essa carência (CAMPOS et al., 2010).

Os resíduos de biomassa são considerados fonte de energia disponível e renovável, apesar de causar sérios problemas ambientais quando não gerenciados (QUIAO et al., 2011). Entre os diversos tipos de resíduos gerados, os dejetos de animais possuem potencial de produção de biogás. Uma alternativa para minimizar essa problemática ambiental dos resíduos de biomassa é a produção do biogás através da digestão anaeróbia (QUIAO et al., 2011).

Nesse sentido, o uso energético do biogás gerado pelos resíduos pode ser um dos princípios de desenvolvimento sustentável aplicável a essas áreas rurais, uma vez que, pode ser produzido a partir da decomposição de qualquer matéria orgânica disponível, sejam elas oriundas dos rejeitos urbanos ou agrícolas (ALVES, 2000).

Porém, para que a produção de biogás seja realizada, é necessária a construção de biodigestores, estrutura projetada que favorece a degradação anaeróbia da biomassa (BLEY JUNIOR et al., 2009). O processo biológico referente á formação do biogás envolve quatro etapas: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese, representado na Figura 1. Nesse processo ocorre a quebra de moléculas complexas pela ação de grupos de bactérias, tendo assim o gás metano (CH4) como um dos produtos final (BITTON, 2005).

Autores:  Plínio Tavares Barbosa; Francisco Felipe Maia da Silva; Marcos Erick Rodrigues da Silva

 


ÚLTIMOS ARTIGOS: