BIBLIOTECA

Frigorífico mineiro adota biotecnologia como estratégia sustentável no tratamento de efluentes

Biotecnologia

Além dos ganhos ambientais, a Plena Alimentos obteve melhorias na estabilidade da operação e ampliou a sua capacidade de tratamento

ETE - Estação de Tratament de Efluentes da Plena Alimentos
ETE – Estação de Tratament de Efluentes da Plena Alimentos

Brasil, outubro de 2023 – Vem da simpática Pará de Minas, cerca de 90 km da capital Belo Horizonte, mais um exemplo de como a biotecnologia tem se transformado em aliado ambiental estratégico de desempenho de indústrias que consomem muita água, gerando quantidades significativas de resíduos.

Frigorífico mineiro adota biotecnologia como estratégia sustentável no tratamento de efluentes

 

Contudo é o caso da Plena Alimentos, considerada uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do Brasil. A empresa mineira buscou a SUPERBAC, pioneira em biotecnologia no Brasil e detentora da biofábrica mais moderna da América Latina, com o desafio de introduzir microrganismos na sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a fim de alcançar aumento da eficiência em degradação de parâmetros importantes, como o DBO.

Em suma a escolha auxilia no atendimento à legislação ambiental; contribui com o aumento da capacidade da ETE com potencial de redução de custos com CAPEX (despesas de capitais); e ainda diminui o consumo de produtos químicos e o lançamento destes no meio ambiente; além de gerar a redução de lodo orgânico, promovendo a queda de custos operacionais.

Frigorífico mineiro adota biotecnologia como estratégia sustentável no tratamento de efluentes

De acordo com Cláudio Junio de Oliveira, supervisor de meio ambiente da Plena Alimentos, o frigorífico passou a usar o Bio Gran WT da SUPERBAC em 2021 e de lá para cá os resultados foram excelentes. “Aplicamos os produtos no biodigestor e na lagoa de aeração e conseguimos aumentar a capacidade de tratamento, mantendo a eficiência em remoção de DBO e DQO, acima de 95%. Estamos muito satisfeitos com o uso da biotecnologia como solução eficaz e sustentável”, explica o executivo.

Ecológico, que gera economia

Frigorífico mineiro adota biotecnologia como estratégia sustentável no tratamento de efluentes

Portanto o uso da biotecnologia em ETEs é capaz de reduzir, em média, 30% da geração do volume de lodo orgânico produzido, diminuindo o envio para os já sobrecarregados aterros sanitários. Segundo Monique Zorzim, gerente de novos negócios da SUPERBAC, a economia que é gerada ao aplicar microrganismos pode ser extremamente significativa, dependendo do segmento e da operação da empresa.

“Frigoríficos e laticínios, por exemplo, podem economizar centenas de milhares de reais por ano, além de melhorarem a qualidade e eficiência de seus processos e serem mais valorizados por mostrarem que levam à sério a filosofia ESG, respeitando a legislação ambiental”, conclui.

Sobre a SUPERBAC

Em conclusão fundada em 1995, a SUPERBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade, sem abrir mão da sustentabilidade.

Fonte: SUPERBAC


CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS NO GUIA DE COMPRAS

ÚLTIMOS ARTIGOS: