O processo de dessalinização da água do mar emerge como uma abordagem interdisciplinar para enfrentar a crescente escassez de água.
Este caminho integrador envolve a colaboração entre diversas disciplinas, como Física e Ciências Biológicas, para explorar métodos eficazes de dessalinização. Além de lidar com os desafios técnicos, o enfoque interdisciplinar também considera as implicações ambientais, econômicas e sociais dessa prática. O objetivo é analisar a dessalinização como uma solução sustentável para a escassez hídrica, promovendo a compreensão e ação conjunta para abordar os complexos desafios relacionados à disponibilidade de água potável.
Por isso, este texto com o uso das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade apresentamos as etapas de um trabalho pedagógico que permite discutir a dessalinização da água do mar, como um caminho para suprir os recursos hídricos, além de desenvolver as habilidades da Alfabetização Científica e Tecnológica e seus objetivos. Notamos que um trabalho de cunho social e pedagógico promove aprendizagens atitudinais e conceituais nos indivíduos, já que eles terão a possibilidade de escolher quais objetos do conhecimento querem desenvolver, mas também ter a sensibilidade no outro ser humano que não tem um dos principais recursos da natureza, que é a água potável.
Fonte: Scientia com Industria