BIBLIOTECA

Unidade piloto em regime de batelada com sistema de reatores anaeróbios + microalgas + wetlands construídos em fluxo vertical

Resumo: Três configurações para operar em batelada sistemas integrados que evoluíram para Reatores Anaeróbios + Microalgas + Wetlands Construídos de Fluxo Vertical (RA + MA + WCFV) foram investigadas neste trabalho, tendo as configurações as seguintes características: combinação de tanque de MA com 90L de volume útil, dotado de recirculação interna em cone de acrílico e externa com tanque de 20L, também em acrílico, sendo integrado com WCFV com tempo de detenção hidráulico (TDH) de 3 dias com a macrófita Hymenachne grumosa. A configuração do sistema RAs +MA + WCFV vem em operação nos últimos 8 meses, mostrando reduções totais de N-NH4 + (com concentração inicial de 68 mg L-1) , associando 50% de redução de DQO e 70% de fósforo total. Melhorias para o controle de remoção de algas residuais devem ser feitas para aplicação do WCFV, especialmente quanto a carga volumétrica, que deverá ser com até 20 cm dia-1 . Para continuidade da evolução foram considerados que devem ser pesquisados os seguintes aspectos: impossibilidade de operação do sistema em fluxo contínuo; drenagem do sistema de lodo não permite sua remoção completa nos Reatores Anaeróbios (RAs) e impossibilidade de recarga simultânea dos sistemas.

Introdução: O uso de Wetlands Construídos (WCs) utilizando macrófitas está integrado com as potencialidades de saneamento rural de baixo custo, proporcionando reuso de águas residuárias, recuperação de nutrientes, além do potencial para geração de energia. Ainda assim, podem-se destacar aspectos favoráveis, como o custo de implantação, a produção de biomassa que pode ser utilizada na alimentação animal e a eficiência de melhoria dos parâmetros que caracterizam os recursos hídricos (PHILIPPI, 2004; SEZERINO, 2006). Apesar das inúmeras vantagens que os WCs podem apresentar esta tecnologia ainda carece de pesquisas para efetiva implantação no Brasil, mas vem ganhando espaço na área da tecnologia ambiental, principalmente em pesquisas de diversas universidades (VAN KAICK, 2002; ZERWES, 2013; SILVEIRA, 2010). Desde 2013, por iniciativa do grupo de Estudos de Saneamento Descentralizado (GESAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vem sendo organizado o simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, com realizações na própria UFSC e recentemente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Curitiba, fortalecendo também o envolvimento do grupo de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Autores: Matheus Wink; William Ribeiro; Sabine Pommerehn; Júlia Fernanda Radtke; Elizandro Oliveira Silveira e Ênio Leandro Machado.

Leia o estudo completo: unidade-piloto-em-regime-de-batelada-com-sistema-de-reatores-anaerobios-microalgas-wetlands-construidos-em-fluxo-vertical

ÚLTIMOS ARTIGOS: