BIBLIOTECA

Substituição parcial do agregado miúdo do concreto pelo lodo calcinado da estação de tratamento de esgoto de Presidente Prudente/SP

Resumo

Com a construção de novas ETEs e o avanço dos sistemas de tratamento em nossas cidades e comunidades no interior do estado de São Paulo, temos que voltar nossas atenções aos produtos e subprodutos destes sistemas. O resíduo lodo deve ter um destino final adequado, hoje são armazenados em bags, para posterior remoção para local apropriado. Neste trabalho o lodo foi calcinado e usado como parte do agregado miúdo, em porcentagens de 5, 10 e 15%, na produção do concreto. A substituição teve efeitos positivos na trabalhabilidade do concreto e em sua resistência final.

Introdução

A disposição final do lodo resultante do tratamento de esgoto tem sido estudado buscando várias formas e maneiras para sua adequada disposição finais. O uso do lodo tratado como material alternativo na construção civil tem demonstrado sucesso em pesquisas de caráter mundial, no sentido de viabilizar a sua aplicação na produção de argamassas, na fabricação de cimento, em camadas de cobertura de aterro sanitário, como agregado miúdo na produção de concreto entre outras aplicações (FEDRIZZI, 2012).

Neste sentido, o presente projeto de pesquisa refere-se ao estudo da incorporação do lodo de esgoto, produzido na Estação de Tratamento de Esgoto Limeiro do município de Presidente Prudente no concreto.

Autores: Gilberto Jose da Paz Júnior; Daniele Araujo Altran; Gabriel Henrique Coser Cavalcante; Marina Rodrigues da Silva e Murilo Henrique Freire de Castro.

ÚLTIMOS ARTIGOS: