Resumo: Na atualidade temos um recurso indispensável para a sobrevivência humana sendo cada dia mais degradado e se tornando escasso, a água. Não podemos sobreviver sem ela, própria para o consumo, potável, límpida, inodora e insípida. Devido a este fato, este trabalho foi elaborado visando avaliar a qualidade da água para consumo humano, através da análise qualitativa de amostras recolhidas em residências da comunidade Camarista Méier na zona norte do Rio de Janeiro e de uma nascente existente na própria comunidade. A coleta foi realizada em doze residências em três pontos distintos: entrada da CEDAE, torneira da cozinha e chuveiro. Das quatro casas, no ponto de distribuição da CEDAE não apresentaram nenhum tipo de contaminação e outras oito casas da área 2 (nascente) apresentaram contaminação por coliformes totais e E.coli. Essa contaminação pode ser proveniente da proximidade das tubulações de água potável com as tubulações de esgoto e ligações clandestinas, lixo, ou então, ao armazenar a água na caixa d’água com presença de fezes de animais de sangue quente. Os moradores das residências visitadas foram orientados sobre os riscos que podem ser oferecidos pela utilização da água contaminada e também sobre a limpeza da caixa d’água e a periodicidade correta para prevenir sua contaminação fecal. Além da orientação aos moradores, percebeu-se como se faz necessárias ações dos órgãos responsáveis nestes locais.
Autores: NASCIMENTO, Camila Machado do; SILVA, Efraim Farias; SILVA, Felipe da Costa; MARIANO, Juanaína Cristina de Souza; GONÇALVES, Luciana da Encarnação; AGUIAR, Marcelli Carneiro Lucena e LIMA-JUNIOR, Edvaldo Higino de.
Leia o estudo completo: Investigação da qualidade da água para consumo humano na comunidade da camarista Méier na Zona Norte do Rio de Janeiro