BIBLIOTECA

Caracterização de esgoto oriundo de fossa séptica biodigestora e os efeitos da sua aplicação no solo

Resumo

A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas sociais e ambientais no Brasil, principalmente nas zonas rurais que, em sua maioria, não contam com esse serviço. O reúso do esgoto tratado procura realizar uma dupla cooperação com o setor agrícola e do saneamento, com o fornecimento de importantes insumos agrícolas através de água e nutrientes. Dentro deste contexto, os objetivos do trabalho foram caracterizar os efluentes de fossas sépticas e avaliar as alterações nas propriedades químicas dos solos, quando irrigado com o efluente. Por fim, a fossa biodigestora apresenta-se como uma importante alternativa para o saneamento rural, porém, o presente estudo demonstrou que é necessária uma melhoria neste tipo de tratamento, os altos valores de DBO, DQO e Coliformes encontrados inviabilizam seu lançamento em corpos d’água. O reuso do efluente tratado no solo se torna uma alternativa viável, devido o acréscimo de nutrientes nos solos irrigados e o seu poder depurador que é maior que o das águas. O planejamento e o manejo destas águas são indispensáveis para uma fertirrigação.

Introdução

A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas sociais e ambientais no Brasil, com o crescimento desordenado da população, aumentou de tal forma a quantidade de esgoto gerado e grande parte deste esgoto não é tratada adequadamente. A falta de tratamento dos esgotos sanitários é ainda mais preocupante nas zonas rurais, pois grande parte da população rural não conta com serviço básico de saneamento, dispondo seus efluentes em fossas negras e rudimentares, assim poluindo os corpos d’água, contaminando o solo e expondo a população a doenças, isto não quer dizer que na área urbana a situação e melhor ao contrario grande parte do esgoto da cidade não é tratado e vão para rios, lagos e mananciais.

Neste contexto, visando uma melhoria no saneamento ambiental, é indispensável a implantação de mecanismos que ajudem o tratamento ou uma melhor destinação do esgoto gerado. A Fossa Séptica Biodigestora (FSB) é uma alternativa viável, pois ela proporciona um efluente tratado que poderá auxiliar na produtividade de culturas, podendo ser aplicado no solo como adubo orgânico.

O reuso é realidade em alguns países, no Brasil, esta prática tem sido incentivada como forma de minimizar a escassez de água potável e a degradação de mananciais causada pelo despejo direto de esgotos e resíduos. Porém, para promover o reaproveitamento de águas residuárias na agricultura é necessário que o seu tratamento seja eficaz.

Autores: Paulo Ricardo Frade; Valquíria da Silva Souza; Ascânio Vaz Silva; Flávio Leonildo de Melo e Diego Vipa Amâncio.

ÚLTIMOS ARTIGOS: