BIBLIOTECA

Avaliação do nível de degradação das águas superficiais do rio Lucaia, Salvador – BA

Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo avaliar a qualidade das águas superficiais da foz do rio Lucaia, com vistas a mensurar o nível de degradação do rio urbano localizado no município de Salvador, BA. Para a realização dos estudos, foram definidos três pontos de amostragem para que fossem coletadas amostras das águas. O primeiro ponto foi selecionado pela proximidade do mar, o segundo também no baixo curso, porém com influência marinha e de águas continentais e o terceiro mais afastado do mar, com maior influência das águas continentais. A coleta foi realizada em dois horários, pela manhã e pela tarde, considerando a amplitude da maré e sua influência na concentração dos nutrientes e poluentes das águas superficiais do rio. Os parâmetros físico-químicos das amostras, foram obtidos por uma sonda multiparâmetros. A qualidade da água foi avaliada através de indicadores, segundo a Resolução Conama n°357/05, calculando o IET e também o IQA. No primeiro ponto, foi detectada uma taxa mais alta de salinidade com 3,87% e um maior valor de sólidos totais com 54,8 g/l, causando um aumento da turbidez de 232 NTU da água neste ponto. Os maiores valores de nitrato com 1,29 mg/l e fosfato com 2,896 mg/l ocorreram, respectivamente, nos pontos 1 e 2, ambos pela tarde. Portanto, concluiu-se, calculando o IET obtendo valor de 68,6 e 64,7 nos turnos matutino e vespertino respectivamente bem como o cálculo de IQA resultando em 10,57 e 12,50 pela manhã e pela tarde, observa-se que o Rio Lucaia apresenta alto nível de degradação.

Introdução: A má gestão dos recursos hídricos unida ao crescimento populacional e à progressiva devastação ambiental, resulta em uma pressão das atividades antrópicas sobre os rios urbanos justificando alterações na qualidade da água e com isso intensificando o seu nível de degradação (SANTOS, 2010). Aliado a isso, houve nos últimos anos uma aceleração do crescimento dos centros urbanos, pois grande parte da população começou a migrar do campo para as cidades, em busca de melhores condições de vida, fato que causou um crescimento urbano desordenado, pois as cidades ainda não estavam preparadas para receber essa quantidade de indivíduos. Por conta dessa falta de estrutura, houveram grandes impactos ambientais (PETRY, HAMESTER, MARQUES, 2005). Além disso, há vários problemas relacionados à infraestrutura de água no ambiente urbano, como a falta de tratamento de esgoto, a falta de redes de drenagem urbana, a impermeabilização e a canalização dos rios urbanos e a deterioração da qualidade da água por falta de tratamento (TUCCI, 2008). O rio Lucaia tornou-se foco deste estudo devido a sua importância como uma das bacias mais populosas do município de Salvador concentrando cerca de 267.688 habitantes em seu entorno que corresponde a 11% da população de Salvador (IBGE, 2000), sendo responsável pela drenagem de grande parte das águas residuais domésticos da cidade (SANTOS, 2010). A bacia encontra-se limitada ao Norte pela Bacia do Camarajipe, a Leste pela Bacia de Drenagem Amaralina/Pituba, a Oeste pela Bacia de Drenagem Vitória/Contorno e, ao Sul, pela Bacia de Ondina e finalmente deságua no Largo da Mariquita, localizado no bairro do Rio Vermelho (SANTOS, 2010). O Rio é revestido e/ou fechado (encapsulado) em grande parte de sua extensão, as águas são bastante opacas e escuras, e, seu leito, bastante assoreado, o que interfere diretamente no fluxo da água (SANTOS, 2010). Em função desses tipos de impactos ambientais apresentados, este estudo teve como objetivo avaliar o nível de degradação das águas superficiais do rio Lucaia, por meio de parâmetros biológicos (clorofila a) e físico-químicos como pH, temperatura, oxigênio dissolvido, Eh, salinidade, clorofila e nutrientes, dentre outros, levando em consideração a influência da maré.

Autores: Isadora Machado Marques; Adna Caroline Vale Oliveira; Lara Câncio Souza; Natalia Ribeiro Melo; Wendy Santos Freitas Wicks e Dsc. Ícaro Thiago Andrade Moreira.

Leia o estudo completo: avaliacao-do-nivel-de-degradacao-das-aguas-superficiais-do-rio-lucaia-salvador-ba

ÚLTIMOS ARTIGOS: